PAIVA, Anabelle Veloso de Melo Vieira Afonso Ferreira (2014)
Consciência Fonológica e Alfabetização: Uma Análise dos Exercícios Propostos nos Livros Didáticos
Pernambuco, 2014. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Católica de Pernambuco.
Consciência Fonológica e Alfabetização: Uma Análise dos Exercícios Propostos nos Livros Didáticos.
Nome do Orientador: Isabela Barbosa do Rego Barros
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A presente pesquisa desenvolvida numa abordagem quantitativa/qualitativa, baseou - se na análise de dois livros didáticos, selecionados de forma aleatória,porém adotados para as classes de alfabetização de uma escola pública e outra privada do Recife e Região metropolitana, e aprovados no Programa Nacional do Livro Didático de 2013.Teve como objetivo identificar a incidência de atividades que favorecem a aquisição da escrita em crianças a partir do treino da consciência fonológica classificando essas propostas em conformidade com as subdivisões de Gombert (2003), conferindo nesses exercícios as perspectivas teóricas que embasam essas atividades. Levaremosem consideração as pesquisas em aquisição da linguagem escrita de Ferreiro e Teberosky(1980), os estudos sobre a importância dos exercícios de consciência fonológica enunciados por Capovilla (2007) e Gombert (2003), objetivando corroborar a tese de que alfabetizar prevê processos complexos e distintos que vão desde o incentivo à leitura e à escrita, com a aplicabilidade no cotidiano, até o processo de sistematização, que implica na compreensão, pela criança, de um código auditivo visual.A análise dos dados demonstrou que hágrande disparidade quantitativa na exploração dos eixosda língua portuguesa,com grande destaque para o Trabalho com leitura e interpretação textual, masque as habilidades metafonológicas são exploradas como recurso para favorecimento da aquisição escrita, apesar de aparecerem em número muito inferior às pro postas textuais. Palavras-Chave: Aquisição da escrita, consciência fonológica ; livro didático