WOLFF, Clarice Lehnen (2015)
Descobrindo as Rimas em Poemas: Estudo Sobre os Efeitos das Rimas na Consciência Fonológica e Suas Relações Com os Demais Níveis de Consciência Linguística Durante o Processo de Alfabetização
Rio Grande do Sul, 2015. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Linguística e Letras)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Descobrindo as Rimas em Poemas: Estudo Sobre os Efeitos das Rimas na Consciência Fonológica e Suas Relações Com os Demais Níveis de Consciência Linguística Durante o Processo de Alfabetização.
Nome do Orientador: Vera Wannmacher Pereira
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O presente estudo investiga a rima em poemas infantis como evento linguístico desencadeador de ampliação da consciência linguística e como impulsionadora de estratégias de processamento da compreensão da linguagem, enfocando seu papel na aprendizagem da leitura e da escrita no período inicial de alfabetização. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira, a partir da transcrição de nove oficinas de poesia e consciência fonológica, realizadas com uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, foram identificados e categorizados comportamentos de consciência das rimas integrados a outros do próprio nível fonológico e aos demais níveis linguísticos (morfológico, sintático, semântico, textual, pragmático). Na segunda etapa, após análise desses comportamentos, foram selecionados aqueles mais frequentes e/ou pertinentes ao estudo para a elaboração de um instrumento de avaliação de consciência fonológica integrado com a consciência linguística. Este possui caráter qualitativo e permite delinear um perfil para identificar os comportamentos que necessitam ser mais estimulados no processo de conscientização linguística, a fim de proporcionar ações em sala de aula com esta finalidade. A partir da revisão de literatura realizada, dos comportamentos de consciência linguística identificados e do caráter do perfil gerado pelo instrumento, foram então elaborados parâmetros para a metodologia de trabalho pedagógico com poemas no período de alfabetização. Assim, da reflexão sobre a possibilidade dada pelas rimas de relacionar palavras nos versos, o conceito de consciência fonológica foi ampliado em consideração a suas relações entre comportamentos deste próprio nível de consciência e da consciência fonológica com os demais níveis de consciência linguística. Os níveis fonológico, semântico e sintático foram os mais demandados nesse processo integrado no período de alfabetização, como apontado por Gombert (1992). As rimas acionaram a atenção das crianças à estrutura sonora das palavras, o que favoreceu a identificação de mais possibilidades na segmentação da fala e aspectos relacionados à temporalidade dos sons, que auxiliam na aprendizagem. Também foi verificada a importância do movimento de ir e vir da palavra ao texto realizado pelas crianças, relacionado com as consciências fonológica, sintática e semântica da língua. Palavras-Chave: Rimas; Consciência Fonológica; Consciência Linguística; Alfabetização