OLIVERIA, Maria Nilde (2015)
A Importância do Conhecimento Docente Sobre a Consciência Fonológica na Prática Pedagógica
Rio de Janeiro, 2015. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade Salgado Oliveira.
A Importância do Conhecimento Docente Sobre a Consciência Fonológica na Prática Pedagógica.
Nome do Orientador: Marcia Maria Peruzzi Elia
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O presente estudo visa investigar qual o nível de conhecimento dos professores alfabetizadores sobre a consciência fonológica e se esse conhecimento afeta sua prática pedagógica. Para a realização desse trabalho, participaram da pesquisa 101 professores alfabetizadores, 65 afirmaram ter feito capacitação na área de consciência fonológica. Eles responderam a um questionário cujas perguntas objetivaram identificar se os professores reconhecem as atividades de consciência fonológica e as consideram importantes para prática pedagógica. Ao final desse trabalho, foi pedido aos professores que identificassem cinco atividades quanto a sua natureza (se desenvolvia ou não a consciência fonológica). Os resultados mostraram que ter feito capacitação não ajudou os professores a responderem perguntas conceituais sobre o tema consciência fonológica, porém, os professores que participaram dessas capacitações reconheceram e realizaram mais atividades que desenvolviam a consciência fonológica. As capacitações demonstram ter algum reflexo na prática docente, mas ainda parecem ser insuficientes para oferecer um subsídio teórico para a atividade do professor. Palavras-Chave: consciência fonológica – prática pedagógica – alfabetização.