HERMES, Rosméri (2015)
Docências, Crianças e Políticas de Alfabetização/Letramento: Entre Capturas e Possibilidades nas Escolas Municipais de Arroio do Tigre/Rs
Docências, Crianças e Políticas de Alfabetização/Letramento: Entre Capturas e Possibilidades nas Escolas Municipais de Arroio do Tigre/Rs.
Rio Grande do Sul, 2015. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade de Santa Cruz do Sul.
Nome do Orientador: Sandra Regina Simonis Richter
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa, vinculada à Linha de Pesquisa em Aprendizagens, Tecnologias e Linguagens na Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado, da Universidade de Santa Cruz do Sul, objetiva compreender como as professoras, que participam da formação continuada do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), organizam as práticas de alfabetização/letramento voltadas às crianças no 1º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida na rede municipal de ensino de Arroio do Tigre, interior do Estado do Rio Grande do Sul, com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental nos cursos de formação do PNAIC e no contexto da escola. Considerando a problemática da leitura e escrita no contexto histórico da educação brasileira, contextualizam-se as condições de possibilidade do PNAIC, relacionando-o ao Plano Nacional de Educação, ao Plano de Desenvolvimento da Educação, à Política de Ampliação do Ensino Fundamental dos Nove Anos e ao Programa Pró-Letramento - Mobilização da Qualidade na Educação. A partir da Perspectiva da Complexidade, a metodologia constitui-se pelo estudo de narrativas com as contribuições de Connelly e Clandinin, Larrosa, bem como dos princípios propostos por Edgar Morin. Nesse processo, a partir da escuta sensível e do vivido, tomam-se como materialidade os estudos dos cadernos didáticos do PNAIC voltados à linguagem oral e escrita, os diários de classe, as narrativas da pesquisadora, das professoras e das crianças para refletir as ações docentes e a produção das infâncias na escola contemporânea. Nestes estudos, emerge o jogo das capturas e das possibilidades. As professoras são capturadas pelos discursos pedagógicos que perpassam o a formação continuada no PNAIC, trabalhando no viés instrumental e técnico. As crianças, da mesma forma, são capturadas pelas ações docentes no contexto da sala de aula, sendo que, nesta captura, não há tempo para ser criança na experiência brincante, poética, estética e ética. Brincar com as palavras, jogar com elas, na experiência de estar sendo linguagem. Trata-se de transcender na prática educativa, abrindo possibilidade para o par experiência/sentido na escola contemporânea, contrariando uma prática instrucional/técnica de ensinar a ler e escrever.