SANTIAGO, Luciane Teresinha Munhoz (2015)
As Influências do Pnaic na Dinâmica do Processo de Alfabetização
Rio de Janeiro, 2015. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade La Salle.
As Influências do Pnaic na Dinâmica do Processo de Alfabetização.
Nome do Orientador: Gilberto Ferreira da Silva
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa “Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas” vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Unilasalle. O foco principal da pesquisa é evidenciar ar as implicações das atividades de formação docente oportunizadas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), na dinâmica do processo de alfabetização, a partir das práticas pedagógicas de duas alfabetizadoras das turmas do 1º ano do Ensino Fundamental. Este trabalho busca evidenciar as reflexões teóricas decorrentes da formação docente dessas professoras, da Rede Municipal de Ensino (RME) de Porto Alegre, participantes do PNAIC. Consideramos o PNAIC enquanto um programa de formação docente voltado ao crescimento pessoal e profissional das alfabetizadoras. O percurso metodológico da presente pesquisa baseia-se em um modelo de investigação qualitativa. Para conhecer o fazer pedagógico das professoras das turmas de 1º ano foram utilizados instrumentos de análise específicos, bem como os registros coletados por meio de entrevistas e observações das aulas. Buscou-se assim, com esta investigação científica, auxiliar o trabalho das alfabetizadoras no I ciclo de aprendizagem do Ensino Fundamental na acolhida e inclusão destas crianças de seis anos, na fase inicial do processo de alfabetização e letramento. Procuramos evidenciar possíveis mudanças ocorridas no fazer educativo em direção a uma educação de qualidade resultantes da formação oportunizada pelo PNAIC. As falas dos sujeitos da pesquisa têm envolvimento real nas práticas,visando uma educação de qualidade para as turmas de crianças de seis anos de idade. Durante a análise foram contempladas falas ricas em teor pedagógico e um universo de práticas pedagógicas condizentes com a formação docente em questão. No caso, vemos um repertório imenso de práticas que deram certo.