ROCHA, Auxiliadora Carvalho da (2015)
A Consciência Fonológica e o Desenvolvimento da Leitura: os Jogos Digitais Como Estratégia Pedagógica
Acre, 2015. Dissertação de Mestrado Profissional (Pós-graduação em Letras)
Universidade Federal do Acre.
A Consciência Fonológica e o Desenvolvimento da Leitura: os Jogos Digitais Como Estratégia Pedagógica.
Nome do Orientador: Lindinalva Messias do Nascimento Chaves
Área: Em Análise
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa ora apresentada tem como objetivo apresentar um conjunto de jogos digitais, elaborados como atividades que servirão como suporte para o desenvolvimento da leitura a partir da exploração das habilidades pertinentes à consciência fonológica. Os jogos são direcionados a turmas do 1º ano do primeiro ciclo do ensino fundamental, mas podem ser estendidos às turmas de educação infantil, e ainda, às turmas de 2º e 3º ano do ensino fundamental. Para aprofundar os conhecimentos sobre a consciência fonológica e suas aplicações na aprendizagem através dos jogos digitais, fez-se necessário realizar uma discussão acerca dos processos de aprendizagem da leitura e da escrita, focalizando o debate na alfabetização e no letramento.Buscou-se nas bases teóricas as modificações ocorridas no ensino ao longo dos anos, incluindo as relações da consciência fonológicacom a aprendizagem e desenvolvimento da leitura. O debate sobre as Tecnologias de Informação e de Comunicaçãotambém estão presentes, uma vez que os jogos foram desenvolvidos por meio de recursos tecnológicos. Foi fundamental apresentar, também, estudos e jogos produzidos para o trabalho com a consciência fonológica. Diante disso, para a fundamentação teórica, utilizamos como base os estudos desenvolvidos por Lemle (1991), Capovilla (2004, 2007), Adams (2006), Cagliari (2010), Soares (2012), entre outros estudiosos que alicerçaram os escores teóricos dessa investigação ao que concerne a alfabetização e à consciência fonológica. Para a abordagem dos jogos eletrônicos e das TIC, tomamos como base Pretto (1996); Castells (1999); Valente (1999); Silveira, (2001); Amorim (2012), entre outros. Obteve-se como resultado os jogos digitais elaborados para o trabalho com a consciência fonológica. Espera-se que tanto os professoresquanto os alunos do 1º ano do ensino fundamental, em especial àqueles que estão em processo de alfabetização, possam usufruir do conhecimento aqui partilhado. Palavras-Chave: Consciência Fonológica. Alfabetização. Jogos digitais