PINTO, Milena Fernandes Gomes (2015)
Distintas Práticas de Alfabetização no 1º Ano do Ensino Fundamental: Como Podem Influenciar na Aprendizagem da Leitura e da Escrita das Crianças?
Pernambuco, 2015. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Pernambuco.
Distintas Práticas de Alfabetização no 1º Ano do Ensino Fundamental: Como Podem Influenciar na Aprendizagem da Leitura e da Escrita das Crianças?.
Nome do Orientador: Eliana Borges Correia de Albuquerque
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O presente trabalho investiga distintas práticas de alfabetização e suas relações com a aprendizagem da leitura e da escrita de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. Para tanto algumas atividades foram desenvolvidas: (I) caracterização das rotinas de alfabetização de professoras de escolas da rede pública e privada; (II) identificação e categorização das atividades de apropriação do Sistema de Escrita Alfabética presentes nas práticas pedagógicas das professoras participantes da pesquisa; (III) observar se as atividades possibilitam a reflexão sobre os princípios do SEA; (IV) análise do desempenho atingido pelos alunos das professoras observadas no tocante ao domínio da leitura e da escrita e (V) estabelecer uma relação entre as práticas pedagógicas desenvolvidas e a aprendizagem dos alunos em relação à leitura e escrita. O elemento motivador para a presente pesquisa é a constatação de que, apesar dos avanços teóricos ainda existem professores fazendo uso dos tradicionais métodos de alfabetização, e nos questionamos se qualquer maneira de alfabetização vale a pena. Para o seu desenvolvimento, nos apoiamos na teoria da Psicogênese da língua escrita, nas discussões sobre Alfabetização, Letramento, Consciência Fonológica e Construções das Práticas. Participaram da pesquisa duas professoras que lecionavam no 1º ano do Ensino Fundamental I, sendo uma da rede privada de Olinda e uma da rede municipal de Camaragibe. Como procedimentos metodológicos realizamos: minientrevistas após as aulas com as professoras para compreender o trabalho desenvolvido em sala de aula, três semanas de observações em cada turma pesquisa (no início, no meio e no fim do ano letivo de 2014), as aulas foram gravadas em áudio, as crianças foram avaliadas com quatro tipos de atividades (escrita palavras, leitura de palavras, leitura e interpretação textual, produção textual) em dois momentos distintos (no início e no final do ano). Em relação à aprendizagem, os resultados obtidos de modo geral mostram que os alunos de ambas as escolas tiveram avanços significativos em todos os eixos avaliados. Já em relação às práticas, percebemos que na turma 2 a professora construiu sua prática na perspectiva do alfabetizar – letramento, estimulando a reflexão sobre o sistema de escrita alfabética com ênfase na leitura de diferentes gêneros textuais e com atividades diversificadas. Já a docente da turma 1, possuía uma ensino transmissivo, com pouco uso de textos; desenvolvendo uma prática tradicional.