DOLZANE, Maria Ione Feitosa (2015)
Estratégias Pedagógicas e Gerenciamento Aberto: Uma Análise Cartográfica dos Novos Formatos de Acompanhamento de Ações Pedagógicas no Campo da Formação Continuada de Professores
Estratégias Pedagógicas e Gerenciamento Aberto: Uma Análise Cartográfica dos Novos Formatos de Acompanhamento de Ações Pedagógicas no Campo da Formação Continuada de Professores.
Amazonas, 2015. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Amazonas.
Nome do Orientador: Zeina Rebouças Corrêa Thomé
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O presente trabalho apresenta o resultado de um estudo cartográfico desenvolvido no período entre 2012 a 2014, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, com o objetivo de mapear e discutir as práticas pedagógicas realizadas em ambiente aberto com auxílios de mediadores tecnológicos. Mais precisamente a pesquisa apresenta a carta cartografada do caminho realizado por um Programa de Formação de Professores, o PNAIC, desenvolvido nesse formato de gestão aberta com o auxilio de mediadores tecnológicos e aponta para novas práticas que reconfiguram o papel das instituições de ensino no que se refere à gestão de programas de formação a partir do uso de Tecnologias de Comunicação Digital, as TCD?s, permitindo um trabalho transparente e participativo das ações a partir da gestão aberta em plataformas digitais.