SANTOS, Sandra Mara Castro dos (2015)
Análise da Proposta do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa Para Formação do Professor Alfabetizador
Análise da Proposta do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa Para Formação do Professor Alfabetizador.
Paraná, 2015. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Paraná.
Nome do Orientador: Sandra Regina Kirchner Guimarães
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O presente estudo objetivou analisar os avanços e possíveis limites e (ou) lacunas relacionadas à formação continuada ofertada pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, em consonância com os conhecimentos atuais no âmbito da alfabetização, principalmente os relativos à Psicologia Cognitiva. Destacou o expressivo suporte teórico e empírico sustentando que as habilidades metalinguísticas exercem papel fundamental na aprendizagem da língua escrita. Entretanto, salientou a falta de consenso no que se refere à contribuição específica de cada uma dessas habilidades para a aprendizagem da linguagem escrita nos diferentes anos do ensino fundamental, ou seja, na aprendizagem inicial e (ou) no aperfeiçoamento da leitura e da escrita. Os participantes da pesquisa foram nove formadoras, vinculadas à coordenação do PNAIC/UFPR, em 2013. Elas responderam a um questionário estruturado, elaborado com questões de caracterização dos participantes, e a seis blocos de questões que envolveram as seguintes temáticas: 1) cognição, metacognição e aprendizagem da escrita; 2) aprendizagem do sistema de escrita alfabética; 3) habilidades fonológicas, morfológicas (morfologia derivacional), lexicais e desenvolvimento do vocabulário; 4) relação entre a oralidade e a escrita e o trabalho com a morfologia (derivacional e flexional); 5) avaliação (diagnóstico e monitoramento); 6) alfabetização e letramento. Além disso, o questionário ainda continha perguntas gerais acerca de outros programas de formação docente. Os dados obtidos possibilitaram identificar alguns avanços no aporte teórico-metodológico proposto no material de formação. Primeiramente, as formadoras destacaram que o material aborda aspectos metacognitivos relativos à atuação dos professores, ou seja, ressaltaram a importância de os próprios docentes regularem sua ação. Ainda em relação à metacognição, apontaram que o material orienta um trabalho (atividades) que salienta a importância da reflexão metalinguística por parte dos estudantes. Outros elementos considerados avanço foram as discussões acerca das diferenças entre as linguagens oral e escrita, assim como o fato de os Direitos de Aprendizagem se apresentarem como subsídios para o planejamento e a avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Ademais as formadoras assinalaram como relevante avanço o trabalho pautado em projetos e sequências didáticas, bem como a reflexão sobre diferentes aspectos da língua em atividades com textos, jogos e brincadeiras. As lacunas mencionadas relacionam-se à ênfase dada à consciência fonológica em detrimento das demais habilidades metalinguísticas - embora todo o trabalho sugerido seja voltado à manipulação de unidades suprafonêmicas nas palavras, sem focar atividades para o desenvolvimento de consciência fonêmica. Além disso, foi apontada a necessidade de complementação do material com explicações referentes aos princípios fonográfico e semiográfico, o que poderia subsidiar os encaminhamentos metodológicos para o desenvolvimento tanto de habilidades fonológicas como morfológicas. Por último, foi identificada a necessidade de maior consistência do material no que se refere à consciência lexical, notadamente nas explicações relativas às palavras de conteúdo e às palavras de forma ou gramaticais. Conclui-se que, embora o material do PNAIC tenha trazido um expressivo avanço em relação aos programas anteriores, ainda requer complementação com subsídios teóricos e metodológicos explícitos relacionados a outras habilidades metalinguísticas, de modo a, progressivamente, intensificar a inserção desses conhecimentos na formação dos professores.