KLEIN, Juliana Mottini (2015)
Representações e Identidades Docentes nos Cadernos de Formação do Programa Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)
Rio Grande do Sul, 2015. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Luterana do Brasil.
Representações e Identidades Docentes nos Cadernos de Formação do Programa Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).
Nome do Orientador: Bianca Salazar Guizzo
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta dissertação de mestrado tem como principais objetivos: 1) verificar quais representações de docentes estão sendo produzidas nos Cadernos de Formação do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; 2) problematizar como tais representações podem contribuir para a constituição das identidades de professores/as alfabetizadores/as. Para levar a cabo esses propósitos, os Cadernos de Formação do ano um (1) e da área de linguagem do Programa, elaborados pela Secretaria de Educação Básica (SEB), vinculada ao Ministério de Educação (MEC), foram tomados como o corpus desta investigação. Partindo do referencial teórico dos Estudos Culturais e tendo como principais conceitos os de Representação e Identidade, este trabalho analisa o modo como a organização dos Cadernos de Formação do PNAIC colabora para a captura do/a seu/sua possível leitor/a e problematiza as representações docentes recorrentes nesses Cadernos. Os resultados da pesquisa apontaram que são recorrentes as representações de docentes como reflexivos, mediadores/potencializadores e responsáveis. Nas análises empreendidas, fica evidente a responsabilização atribuída ao/à professor/a frente aos resultados e aprendizagens de seus/suas alunos/as, pois, através da prática docente reflexiva e da sua mediação nas situações de aprendizagem, procura-se evidenciar que serão garantidos todos os direitos de aprendizagem e, principalmente, a alfabetização dos/as alunos/as até o final do terceiro ano letivo. A alfabetização de todos/as os/as alunos/as até os oito anos de idade constitui-se o principal objetivo da formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que tem como propósito melhor instruir os professores para que este objetivo seja alcançado.