SOUZA, Ingobert Vargas de (2015)
Políticas Públicas Para o Livro e a Leitura no Brasil: Acervos Para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Santa Catarina, 2015. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Santa Catarina.
Políticas Públicas Para o Livro e a Leitura no Brasil: Acervos Para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Nome do Orientador: Eliane Santana Dias Debus
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: As políticas públicas para o livro e a leitura no Brasil têm garantido resultados significativos quanto à distribuição e ao acesso aos livros nas escolas públicas brasileiras e têm, também, contribuído para o crescimento do mercado editorial voltado para a literatura infantil. Mas todo livro produzido para as crianças é literatura infantil? Quais as características que garantem o status de literatura a um livro para crianças? Como diferenciar os livros de literatura infantil dos livros infantis? E mais importante: quais as contribuições que essas distinções trazem ao professor dos anos iniciais na formação para a leitura literária? Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o Acervo Complementar do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e os livros para crianças do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), distribuídos pelo governo federal do Brasil às salas de alfabetização da rede pública, e suas implicações à formação de leitores literários crianças. Nosso recorte é constituído de 55 livros para crianças destinados especificamente ao 1º ano do Ensino Fundamental (30 livros compõem o Acervo 1.2 ? Acervo Complementar do PNLD/2013 e outros 25 livros formam o Acervo 1 ? PNAIC/2013). Pautado nos estudos sobre políticas públicas (HÖFLING) para o livro e a leitura (NETO, PAIVA), literatura infantil (ZILBERMAN, LAJOLO, DEBUS), letramento literário (SOARES, COSSON, LLUCH, PAULINO) e nos debates sobre a literariedade (AZEVEDO, MIALL & KUIKEN), a análise documental proporcionou a categorização dos acervos entre livros infantis e livros de literatura infantil, apontando perspectivas significativas ao grande desafio da escola pública: a formação dos leitores literários crianças