SANTANA, Maiara Maia de (2016)
Percepção Categórica do Contínuo /B/-/P/ no Português Brasileiro em Estudantes Alfabetizados do Ensino Fundamental
Distrito Federal, 2016. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Ciências do Comportamento)
Universidade de Brasília.
Percepção Categórica do Contínuo /B/-/P/ no Português Brasileiro em Estudantes Alfabetizados do Ensino Fundamental.
Nome do Orientador: Maria Angela Guimarães Feitosa
Área: Em Análise
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Estudos prévios sugerem que os sons da fala são percebidos categoricamente. Esse fenômeno é definido como uma mudança repentina na percepção de uma categoria fonética para outra, em determinado ponto de um contínuo acústico. Tradicionalmente, as pesquisas sobre representação de categorias fonêmicas têm se centrado na relação entre identificação e discriminação dos sons da fala em um contínuo de estímulo. Objetivou-se, com este estudo, verificar se a percepção de fala em estudantes de 9 a 15 anos de idade com desenvolvimento típico e cursando o ensino fundamental,, opera de modo categórico para o contínuo /bala/- /pala/, investigando também se a duração do pré-vozeamento é uma pista relevante para a percepção desses sons no português brasileiro. Neste trabalho o contínuo /bala/-/pala/ foi apresentado aos participantes por meio dos experimentos de identificação e discriminação. Os resultados mostraram consistência entre a discriminação esperada e observada e apresentaram uma fronteira fonêmica, tomada como o valor de VOT com porcentagem de resposta de 50%, em torno do VOT -18,78 ms. Conclui-se que a duração do pré-vozeamento é uma pista acústica relevante para a distinção entre /bala/ e /pala/ no português brasileiro e ofereceu uma percepção categórica clara para o contínuo estudado.