BALBINO, Keila Tatiane da Silva (2016)
O Programa Ler e Escrever e o Ensino e Aprendizagem da Leitura e Escrita: Estudo de Caso
São Paulo, 2016. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Fonoaudiologia)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
O Programa Ler e Escrever e o Ensino e Aprendizagem da Leitura e Escrita: Estudo de Caso.
Nome do Orientador: Regina Maria Ayres de Camargo Freire
Área: Em Análise
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: As atividades escolares são comumente direcionadas por projetos pedagógicos que visam a aprendizagem da leitura e escrita. O fato de o Programa Ler e Escrever (PLE) ser um dos principais norteadores do projeto pedagógico escolar adotado pelo sistema de ensino do Estado de São Paulo, nos levou a questionar como os atores envolvidos nesse processo – professor e aluno - respondem à esta proposta. Os objetivos da pesquisa foram acompanhar e analisar a aplicação do PLE no que se refere ao ensino-aprendizagem da leitura e escrita. Os objetivos específicos foram analisar as propostas do Guia do Professor, acompanhar como o professor aplica o material didático, analisar as atividades dos alunos e compatibilizar os achados, para atingir o objetivo principal. Para a realização deste trabalho optou-se pela metodologia de estudo de caso instrumental de caráter descritivo e qualitativo. Os sujeitos foram a professora e os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de São Paulo. Os resultados sugerem que as atividades propostas pelo PLE, da forma conduzida pela professora, foram pouco desafiadoras para os alunos que já sabiam ler e escrever. Em relação aos que não estavam alfabetizados, o fato de a professora deixar de seguir as orientações do Guia do Professor parece ter interferido negativamente na aprendizagem. Concluímos, pela análise da produção dos alunos que parte destes não alcançou os objetivos colocados no Guia do Professor, mais um indicativo de que a autonomia da professora em relação ao Guia, talvez tenha comprometido a aprendizagem dos mesmos.