SANTOS, Rozineide Maria dos (2016)
Os Desafios do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) no Município de Recife
Minas Gerais, 2016. Dissertação de Mestrado Profissional (Pós-graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública)
Universidade Federal de Juiz de Fora.
Os Desafios do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) no Município de Recife.
Nome do Orientador: Ilka Schapper Santos
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discorre sobre a formação continuada dos Professores Alfabetizadores a partir das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Pnaic no município do Recife. Temos como objetivo geral conhecer as razões que levaram à baixa participação de Professores Alfabetizadores nas ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) no município do Recife e elaborar um Plano de Ação Educacional (PAE) que contribua para sanar este problema. Para isto consideramos necessário apresentar e analisar a estrutura deste Programa no município do Recife nos anos de 2013 e 2014, com o fim de identificar os elementos que contribuíram para o seu adequado, ou não adequado, funcionamento no período demarcado nesta investigação. Assumimos como hipótese que a estrutura da formação proposta aos Professores, tanto a partir das orientações do Ministério de Educação e Cultura - MEC, quanto a partir da sua concretização no município do Recife, foi determinante para a adesão ou não adesão dos Professores na formação. Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, com ênfase no estudo de caso. Como instrumentos de pesquisa, utilizamos o questionário com questões objetivas e subjetivas, entrevistas e análises de documentos oficiais (relatórios dos Orientadores de Estudos, Portarias, Decretos, entre outros). O público alvo da nossa pesquisa foram os Professores Alfabetizadores que atuaram no ciclo de alfabetização nos anos de 2013 e 2014 e os Orientadores de Estudo que compuseram a equipe do Pnaic neste mesmo período.