KORN, Eliane (2016)
O Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e Sua Contribuição aos Professores Alfabetizadores Sobre o Sistema de Escrita Alfabética (Sea)
Santa Catarina, 2016. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade da Região de Joinville.
O Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e Sua Contribuição aos Professores Alfabetizadores Sobre o Sistema de Escrita Alfabética (Sea).
Nome do Orientador: Rosana Mara Koerner
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender a contribuição do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) aos professores alfabetizadores sobre o Sistema de Escrita Alfabética (SEA), e sobre como esse conhecimento interfere nas ações didático-pedagógicas em prol da alfabetização, configurando-se como uma proposta instigadora para avançar nas discussões em relação à formação continuada. Como estratégias para a coleta de dados foram utilizadas as entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas aos professores alfabetizadores que atuam do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Joinville e que concluíram a formação do PNAIC em 2013, ano em que o programa desenvolveu a formação em Língua Portuguesa, voltada aos aspectos da alfabetização. A pesquisa conta com 111 participantes, sendo caracterizada como quali-quanti, cujos dados coletados são tratados por meio de uma abordagem qualitativa. Os aportes teóricos que embasam a pesquisa referente ao Sistema de Escrita Alfabética são: Soares (2016, 2014, 2004), Morais (2012, 2009, 2005), Cagliari (2007, 2009) Ferreiro e Teberosky (1999). Em relação à Formação docente e Continuada, os principais autores utilizados foram: Nóvoa (1995), Imbernón (2010, 2011), Garcia (2009, 1999), Tardif (2002), Roldão (2008), Morgado (2005), Libâneo (2011) e Prada (2010). Os resultados desta investigação revelam que, de maneira geral, o PNAIC contribuiu para a troca de experiências entre os professores, conhecimento para melhor compreender os estágios de escrita pelos quais a criança passa durante a alfabetização, reflexão sobre a prática pedagógica, organização e planejamento, reflexão sobre o aprendizado da criança e preocupação com o fazer aprender do estudante. Em relação ao conhecimento sobre o SEA, os professores dizem que, a partir do PNAIC, houve uma melhor compreensão acerca dos níveis de escrita pelos quais a criança passa no processo de alfabetização e os direitos de aprendizagem para cada ano (1º, 2º e 3º) do ciclo de alfabetização. As falas dos professores também revelaram que o conhecimento sobre o SEA repercutiu, de maneira importante, na qualidade da prática pedagógica.