GIL, Joara Aparecida Ribeiro Schran (2016)
Alfabetização: Desafio Interdisciplinar Para o Ensino de Leitura e Escrita Sob a Perspectiva das Professoras Alfabetizadoras
São Paulo, 2016. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano)
Universidade de Taubaté.
Alfabetização: Desafio Interdisciplinar Para o Ensino de Leitura e Escrita Sob a Perspectiva das Professoras Alfabetizadoras.
Nome do Orientador: Mariana Aranha de Souza
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar quais os desafios que os professores alfabetizadores encontram para ensinar seus alunos a lerem e escreverem na idade certa (até os oito anos). A revisão de literatura abordou as temáticas da alfabetização e letramento, saberes docentes e formação profissional e interdisciplinaridade, fundamentada nos estudos de Ferreiro e Teberosky (1999), Weisz (2004), Soares (2005), Tardif e Lessard (2011), André (2010) e Fazenda (2013). Quanto aos sujeitos de pesquisa, foram selecionados vinte e cinco professores alfabetizadores que participaram no ano de 2014, dos Encontros de Formação Continuada oferecidos por uma Secretaria de Educação de um município do Vale do Paraíba Paulista em parceria com o governo Federal, por meio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou-se dos seguintes instrumentos: a) questionário com questões fechadas e abertas, a fim de delimitar o perfil dos professores, compreender quais as concepções de alfabetização existentes e como a escola em que trabalham organiza as práticas alfabetizadoras; e b) entrevista semi-estruturada para compreender como se dão as práticas alfabetizadoras e qual a importância que os professores dão à atitude docente durante o processo de alfabetização. A análise aponta que ainda há lacunas na formação dos docentes acerca de como se dão as práticas de alfabetização e em quais concepções teóricas essas práticas se sustentam. Da mesma forma, aponta que a atitude interdisciplinar docente corrobora para o sucesso dos alunos nos processos de ensino e de aprendizagem da língua escrita na medida em que valoriza a história de vida de professores e alunos e a interrelação entre os saberes que ambos possuem.