SOUSA, Elizabeth Vieira Rodrigues de (2016)
Alfabetização e Letramento na Educação Infantil: Um Estudo de Caso em Uma Instituição de Educação Infantil no Município de Lagoa Santa
Minas Gerais, 2016. Dissertação de Mestrado Profissional (Pós-graduação em Ensino e Docência)
Universidade Federal de Minas Gerais.
Alfabetização e Letramento na Educação Infantil: Um Estudo de Caso em Uma Instituição de Educação Infantil no Município de Lagoa Santa.
Nome do Orientador: Mônica Correia Baptista
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender como a proposta do projeto ALFALETRAR é desenvolvida em uma instituição de Educação Infantil do município de Lagoa Santa, pertencente à Região Metropolitana de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, Brasil. O Projeto ALFALETRAR é uma ação de formação que se desenvolve há oito anos e atinge todos os professores da rede municipal daquele município e aborda a temática da alfabetização e do letramento. O estudo desenvolveu-se a partir de um ponto de vista dos sujeitos por meio de uma abordagem metodológica qualitativa sócio-histórica, na modalidade estudo de caso. Fundamenta-se nos princípios teóricos de Lev Vigotski e de outros autores que abordam alfabetização, letramento e Educação Infantil (Baptista:2010; Ferreiro:1985; Soares:2009; Kramer:2006). A experiência vivida com o desenvolvimento desta pesquisa nos permitiu concluir que a professora regente responsável pela turma na qual realizamos as observações legitimava o projeto; havia algumas incoerências entre as práticas pedagógicas da professora, seu discurso e as concepções expressas pelo projeto; o Projeto Alfaletrar se compromete com a garantia do direito das crianças de aprender a ler e a escrever; a leitura e a escrita na Educação Infantil tornam-se significativas quando concebidas como práticas sociais; há necessidade de refletir sobre a importância de planejar, sistematizar, registrar, avaliar, mas também de pensar uma organização na Educação Infantil na perspectiva da criança.