CUNHA, Renata Peixoto da (2016)
O letramento literário no ciclo de alfabetização. Em foco: o PNAIC e o ensino de estratégias de leitura a partir do uso de obras dos programas do livro do governo federal dos anos de 2010 a 2015
Minas Gerais, 2016. Dissertação de Mestrado Profissional (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Uberlândia.
O letramento literário no ciclo de alfabetização. Em foco: o PNAIC e o ensino de estratégias de leitura a partir do uso de obras dos programas do livro do governo federal dos anos de 2010 a 2015.
Nome do Orientador: João Carlos Biella
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa desenvolvida concentra-se na área de Linguagens e letramentos e configura-se como uma pesquisa-ação. À luz de estudos acerca dos processos de alfabetização e letramento, da intitulada literatura infantil e suas especificidades, do letramento literário e de estratégias e metodologias para o ensino da leitura literária nos anos iniciais do Ensino Fundamental, entendemos que o papel do professor mediador é impactante na formação do aluno enquanto leitor literário. Assim, faz parte desta pesquisa uma análise dos cadernos de formação de professores alfabetizadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) sendo observado como a literatura é contemplada neste programa de formação de âmbito nacional. Embora seja um programa singular para a formação docente, foi perceptível o discurso utilitário sobre o uso de obras voltadas para o público infantil; muitas vezes reforçando a confusão do professor em distinguir um livro paradidático de uma potencial obra literária. Como pesquisa-ação, além dos estudos afins, aplicamos uma proposta interventiva com o intuito de contribuir para a ampliação do letramento literário de alunos alfabetizandos e, também, para amenizar o assistemático e inexpressivo ensino de estratégias de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com esse objetivo, orientamo-nos nas contribuições de Girotto e Souza (2010) para, a partir do uso de potenciais obras literárias disponíveis na escola, elaborarmos e aplicarmos uma sequência de atividades em uma turma de 3º ano do ciclo de alfabetização. Foram pontos centrais da proposta interventiva: a utilização de livros literários infantis oriundos dos programas do livro do Ministério da Educação (MEC); a leitura colaborativa e a produção, por parte dos alunos, de diários de leitura e de teatros de fantoches. De modo geral, a proposta interventiva mostrou-se bastante eficaz ao atendimento dos objetivos traçados. A descrição da pesquisa-ação e nossa percepção dos seus resultados são apresentados nesta dissertação