BRASIL, Adriana Cardoso da Silva (2016)
A (Res)Significação da Leitura: Uma Proposta de Ensino Com as Estratégias de Leitura no 1º Ano do Ciclo de Alfabetização
Bahia, 2016. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Formação de Professores da Educação Básica)
Universidade Estadual de Santa Cruz.
A (Res)Significação da Leitura: Uma Proposta de Ensino Com as Estratégias de Leitura no 1º Ano do Ciclo de Alfabetização.
Nome do Orientador: Maria Elizabete Souza Couto
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar as possibilidades que a leitura, como processo, oferece para a formação de crianças leitoras em uma classe do 1º ano do Ensino Fundamental. Nessa perspectiva, este trabalho desenvolveu uma proposta de ensino sistemático de leitura com a proposição de ensinar aos alunos, em processo de alfabetização, que o ato de ler está para além da decodificação. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa participante de abordagem qualitativa, tendo, como objeto, de estudo a leitura como processo. Participaram a pesquisadora e 18 alunos em uma classe do 1º ano do ciclo da alfabetização. Os instrumentos utilizados para a produção de material empírico foram avaliação diagnóstica para conhecer o nível de leitura dos alunos, o caderno de anotações com os registros dos diálogos pesquisadora/alunos realizados nas seis sessões (atividades) de leitura, tendo, como fonte, livros de literatura infantil selecionados no acervo de livros distribuídos pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola e uma avaliação final. As atividades de leitura, desenvolvidas ao longo da pesquisa, partiram da premissa de que era necessário trabalhar capacidades para desenvolver a competência leitora do educando, enfatizando a relação dialógica entre o autor-texto-leitor, considerando os conhecimentos prévios adquiridos socialmente por esse aluno, de maneira que as atividades fossem significativas. Para a realização das atividades de leitura e da análise do material empírico elegemos como categoria de análise as estratégias de leitura, antes, durante e depois da leitura abordadas por Solé (1998). O material empírico coletado indicou que os alunos constituíram-se, como leitores, à medida que, na interlocução com os textos literários, construíram sentido e significado sobre a leitura, considerando a mediação da pesquisadora e o modelo interativo da leitura. Esse modelo proporcionou aos alunos e à pesquisadora a ampliação do conhecimento sobre o ensino da leitura na pesquisa.