VENTURA, Ana Lúcia Sanchez de Lima (2016)
Pnaic Polo Sâo Paulo: Desafios da Implementação de Uma Política Pública de Educação
São Paulo, 2016. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Cidade de São Paulo.
Pnaic Polo Sâo Paulo: Desafios da Implementação de Uma Política Pública de Educação.
Nome do Orientador: Sandra Lúcia Ferreira
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A política educacional de um país deve ser implementadarespeitando o direito de cada indivíduo, assegurando o bem comum e garantindo a qualidade e a universalidade do ensino. O presente estudo tem por objetivo analisar as reflexões dos profissionais da educação básica, que ocorreram ao longo da primeira fase da implementação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa -PNAIC, com os orientadores de estudos da rede estadual da capital da cidade de São Paulo. Este trabalho é fruto da vivência desta pesquisadora no processo de implementação do PNAIC, no polo São Paulo, como formadora do grupo analisado. Esta política pública vem como proposta de garantia do direito público subjetivo à educação e de superação dos indicadores de qualidade querevelam: a manutenção do analfabetismo, altos índices de criançasque não se alfabetizam na infância e o fracasso escolar como desencadeadores de políticas públicas em nossas escolas do ensino fundamental ainda no séc. XXI. Verificou-sea percepção e a compreensão acerca da implementação dessa política e sua credibilidade. A metodologia para a pesquisa foi proposta considerando: a análise documental, que explorou as normativas do projeto objetivando a descrição de aspectos fundantes da proposta, e, da análise de atas elaboradas pelos 24 orientadores de estudos participantes das formações durante o primeiro encontro de capacitação de professores, com duração de quarenta horas de trabalho, produzidas em cada dia dosencontros, e extraídos relatos com as principais temáticas e impressões dos cursistas. Além disso, descreve-se e explora-se o espaço de formação continuada dos profissionais da educação, durante o período de implementação do PNAIC. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, eseguem técnicas de análise de conteúdo que procuram de alguma forma, desvelar os relatos dos 24 orientadores de estudos que participaram da formação do objeto investigado descritos nas atas. Paracontextualizar a problemática que envolve a implementação da políticae possíveis desafios, foi feito um levantamento bibliográfico sobre esta política pública de educação, com especial interesse nos conceitos e elementos que desencadeiamas ações governamentais.Ao finalpercebeu-sequeembora cheios de dúvidas e anseios todos mostraram-sereceptivos nodesenvolvimentodas atividades no espaço de formaçãoe confiantes na proposta do PNAIC.