SILVA, Nicette Navarro Almeida da (2016)
Um Olhar Sobre a Habilidade de Leitura de Alunos do 4º Ano Após o Período do Ciclo de Alfabetização do Pnaic
Paraná, 2016. Dissertação de Mestrado Profissional (Pós-graduação em Linguística)
Universidade Federal da Paraíba.
Um Olhar Sobre a Habilidade de Leitura de Alunos do 4º Ano Após o Período do Ciclo de Alfabetização do Pnaic.
Nome do Orientador: Evangelina Maria Brito de Faria
Área: Em Análise
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo, a partir de uma avaliação diagnóstica, elaborar uma intervenção para melhorar o nível de leitura de alunos do 4º Ano, que participaram da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no ciclo de alfabetização e propor uma sequência de atividades para melhoria no desempenho do nível de leitura. Teoricamente nos apoiamos no material elaborado para a Formação do PNAIC (2013, 2015), em Soares (2014), Marcuschi (2008) e na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). Metodologicamente, a pesquisa foi feita em uma escola municipal na cidade de João Pessoa, onde foram analisados os níveis de leitura em que participaram 29 alunos do referido ano. Foi realizada uma primeira avaliação em que foram detectadas algumas dificuldades. Logo após, foi criada uma sequência de atividades para o desenvolvimento da aprendizagem e, então, foi aplicada a segunda avaliação para analisarmos o processo de aprendizagem ocorrido. Ficou claro que o diagnóstico, com seu real propósito de encaminhar estratégias para superação dos problemas detectados, ajuda a superar as dificuldades e a conduzir o processo de ensino aprendizagem no foco das necessidades dos alunos.