MANGUEIRA, Marcia Cristina Bomfim Ramos de (2016)
A Consciência Fonológica e Seu Potencial Preditivo de Aquisição e Aprendizado da Leitura e da Escrita
Bahia, 2016. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Linguística)
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
A Consciência Fonológica e Seu Potencial Preditivo de Aquisição e Aprendizado da Leitura e da Escrita.
Nome do Orientador: Ronei Guaresi
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este estudo teve por objetivo geral investigar a consciência fonológica como uma variável preditora de aquisição e aprendizado da leitura e escrita. Participaram deste estudo 80 crianças, sendo 46 meninas e 34 meninos, de 04 escolas públicas do munícipio de Itambé-BA do 1º ano do Ensino Fundamental. Para investigar o objetivo proposto, todos os participantes sujeitos foram submetidos à avaliação do nível consciência fonológica, do desempenho em leitura e em escrita. Foram utilizados os instrumentos Instrumento de Avaliação Sequencial – CONFIAS (MOOJEN et. al., 2003), PROLEC e o subteste de escrita sob a forma de ditado (STEIN, 2011) respectivamente. Os participantes sujeitos foram avaliados em duas etapas compreendidas como pré-teste e pós-teste. Esta no 2º ano de alfabetização e aquela no 1º ano. Após a análise individual dos dados coletados, foi realizado o cruzamento dos mesmos, o que possibilitou realizar as análises estatísticas. Conclui-se que: a) a consciência fonológica correlaciona-se positivamente com o desempenho em leitura tanto no início quanto após o 1° ano da alfabetização sendo que no primeiro momento a correlação foi moderada e no segundo forte; b) no início da alfabetização, a relação do nível de consciência fonológica silábica e desempenho em leitura mostrou-se mais importante de que a relação entre consciência fonêmica e desempenho em leitura; c) após o 1º ano de alfabetização, o nível da consciência fonológica fonêmica correlacionou-se mais fortemente com o desempenho em leitura em comparação com a consciência silábica, embora a relação desta com leitura continue a ser importante; d) não houve aumento significativo do desempenho em leitura e em escrita dos sujeitos comparando os dois momentos de aplicação dos testes; e) o nível de consciência fonológica estreita-se com as etapas de escrita (FERREIRO; TEBEROSKY, 1985) tanto no início quanto após o 1° ano de alfabetização. Os resultados confirmaram nossa hipótese geral de que a consciência fonológica correlaciona-se e prediz o desempenho em leitura e escrita. Palavras-Chave: Aquisição e aprendizado;Consciência Fonológica;Leitura;Escrita