RUGGERI, Meire Cristina Costa (2016)
O Espaço do Livro Literário nas Práticas de Alfabetização do 1º Ano do Ensino Fundamental
Goiás, 2016. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Goiás.
O Espaço do Livro Literário nas Práticas de Alfabetização do 1º Ano do Ensino Fundamental.
Nome do Orientador: Maria Aparecida Lopes Rossi
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa procurou analisar qual espaço é dado ao livro literário na alfabetização, em classes de 1º ano da rede Municipal de Rio Verde. O objetivo principal é analisar o espaço que o livro literário tem ocupado nas práticas docentes dos professores alfabetizadores do 1º ano que participaram de formação continuada oferecida pelo MEC nos últimos dez anos, em especial no PNAIC. Pretendeu-se também investigar os procedimentos metodológicos de professores alfabetizadores no trabalho com o livro literário; perceber se os programas de formação de alfabetizadores influenciam as práticas docentes em relação ao uso do livro literário e observar como (e se) os alfabetizadores aplicam as concepções teóricas que adquiriram na formação continuada sobre a importância da literatura infantil durante a alfabetização. A abordagem metodológica usada inclui uma pesquisa qualitativa tendo como principais instrumentos de coleta de dados, entrevistas, questionários e observações da prática das professoras colaboradoras. Nove professoras de seis escolas da região norte da cidade de Rio Verde-GO foram as participantes da pesquisa. Os resultados apontam para mudanças na postura do alfabetizador advindas da formação. Percebeu-se também que existe um espaço para o trabalho com a literatura como fruição, no entanto, esse espaço não é delimitado e por vezes é bastante fragmentado, pois o livro literário tem sido um suporte bastante utilizado para a aquisição da tecnologia da leitura e da escrita, numa prática caracterizada como híbrida, isto é, que apresenta concepções inovadoras mescladas por práticas tradicionais.