CUNHA, Renata Peixoto da (2016)
O Letramento Literário no Ciclo de Alfabetização. em Foco: o Pnaic e o Ensino de Estratégias de Leitura a Partir do Uso de Obras dos Programas do Livro do Governo Federal dos Alunos de 2010 a 2015
Minas Gerais, 2016. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Letras)
Universidade Federal de Uberlândia.
O Letramento Literário no Ciclo de Alfabetização. em Foco: o Pnaic e o Ensino de Estratégias de Leitura a Partir do Uso de Obras dos Programas do Livro do Governo Federal dos Alunos de 2010 a 2015.
Nome do Orientador: João Carlos Biella
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa apresentada configura-se como uma pesquisa-ação. Os estudos relacionados a este trabalho situam-se na área de Linguagens e Letramentos e se concentram nas pesquisas relacionadas ao letramento literário. Sob a orientação do Professor Doutor João Carlos Biella, foram realizados os estudos afins e a aplicação da proposta interventiva ao problema observado: assistemático e inexpressivo ensino de estratégias de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. À luz de estudos acerca dos processos de alfabetização e letramento, da intitulada literatura infantil e suas especificidades, do letramento literário e de estratégias e metodologias para o ensino da leitura literária nos anos iniciais do Ensino Fundamental, entendemos que o papel do professor mediador é impactante na formação do aluno enquanto leitor literário. Assim, analisamos os cadernos de formação de professores alfabetizadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) observando como estes contemplam a literatura. Com a intenção de contribuir no processo de letramento literário das crianças, orientamo-nos nas contribuições de Girotto e Souza (2010) para elaborarmos e aplicarmos uma sequência de atividades com o intuito de ensinar estratégias de leitura a partir do texto literário a alunos do 3º ano do ciclo de alfabetização. Foram pontos centrais dessa proposta interventiva: a utilização de livros literários infantis oriundos dos programas do livro do Ministério da Educação (MEC); a leitura colaborativa e a produção, por parte dos alunos, de diários de leitura e de teatros de fantoches. A descrição da pesquisa-ação e a nossa percepção dos resultados são apresentados desta dissertação.