FURTADO, Daniela Tubini (2016)
Psicologia Cognitiva e Alfabetização: Impacto da Instrução Fônica Apoiada em Materiais Montessorianos
São Paulo, 2016. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Psicologia Cognitiva e Alfabetização: Impacto da Instrução Fônica Apoiada em Materiais Montessorianos.
Nome do Orientador: Maria Regina Maluf
Área: Em Análise
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Estudos anteriores demonstraram que a Psicologia Cognitiva vem contribuindo muito para o desenvolvimento do conhecimento científico sobre a aprendizagem inicial da leitura e da escrita. Diversos programas de intervenção têm comprovado que o trabalho com habilidades metalinguísticas pode acelerar o aprendizado inicial da escrita e da leitura, principalmente no que se refere à consciência fonológica e, especificamente, à consciência fonêmica. Com base na literatura, o presente estudo verificou os efeitos de um programa de ensino do sistema alfabético utilizando materiais montessorianos, que correspondem às características do enfoque metalinguístico, para impulsionar a aprendizagem das crianças de seis anos que apresentaram menor desempenho em leitura e escrita quando comparadas a crianças de mesmas idade e escola. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede privada localizada na região do ABC paulista. Participaram desse estudo 40 alunos matriculados no 1° ano de Ensino Fundamental, com média de seis anos e meio de idade. Foram constituídos dois grupos: Grupo de Intervenção (GI), composto por 20 crianças que apresentaram menor desempenho nas habilidades de leitura e escrita em uma avaliação inicial realizada no mês de março pelas professoras titulares do 1º ano; e Grupo de Comparação (GC), composto por 20 crianças que foram sorteadas entre as que tiveram desempenho médio ou acima da média, na mesma avaliação realizada no mês de março. A coleta de dados foi composta por quatro momentos: a avaliação inicial, aplicada no mês de março pelas professoras titulares das salas regulares; a avaliação antes do programa de intervenção, aplicada somente para o GI, no mês de junho, pela pesquisadora; a avaliação parcial de leitura e escrita, aplicada no mês de setembro pela pesquisadora, nos dois grupos, GI e GC; e avaliação final, aplicada no mês de dezembro pela pesquisadora, também nos dois grupos de alunos. O programa de intervenção foi composto por 30 jogos de alfabetização montessorianos, e somente as crianças do GI participaram desse programa. Os resultados mostraram efeitos positivos do programa de intervenção sobre o desempenho das crianças do GI tanto nas habilidades de escrita quanto nas de leitura, porém, quando foi feita a comparação entre as crianças dos dois grupos, não houve diferença estatisticamente significativa, o que nos permite afirmar que, após a intervenção, as crianças do GI apresentaram desempenho tão bom quanto as crianças do GC