REIS, Giordani Avila (2016)
Leitura e Letramento Informacional: Uma Revisão de Literatura
Minas Gerais, 2016. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Ciência da Informação)
Universidade Federal de Minas Gerais.
Leitura e Letramento Informacional: Uma Revisão de Literatura.
Nome do Orientador: Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
Área: Em Análise
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A inquietude empírica vivenciada a partir do contato com discussões acaloradas em sala de aula durante o Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), discussões estas fruto do evidente desconforto e resistência à leitura, da dificuldade de assimilação, análise e interpretação, aliado ao déficit na produção de trabalhos acadêmicos compatíveis e harmônicos com o status quo acadêmico, motivaram o presente trabalho de revisão bibliográfica. A pesquisa revela de forma peremptória que o problema da leitura acomete o indivíduo desde os níveis elementares de formação, alfabetização, até a universidade, onde sua carência é resultante de um processo educacional fragmentado e irremediavelmente comprometido. A indissociabilidade entre conceitos de alfabetização e letramento deveria possibilitar um estender de significações que garantisse a consecução do letramento informacional. Entretanto, descortina-se que a carência de leitura é a parte faltante na equação que o letramento informacional não comporta. O desenvolvimento do trabalho teve como norte o artigo cientifico da autora Shirley Behrens (1994) que discorre sobre as origens e evolução do conceito de letramento informacional. Seguindo a metodologia utilizada pela autora, buscamos trabalhar os conceitos aqui analisados concatenando a revisão bibliográfica em períodos, ultimando expandir significados e significações.