MACHADO, Vânia Regina Barbosa Flauzino (2016)
Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) : Conquistas e Desafios
Paraná, 2016. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual de Maringá.
Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) : Conquistas e Desafios.
Nome do Orientador: Elsa Midori Shimazaki
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Na presente pesquisa, investigamos as contribuições do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no processo de apropriação da leitura e da escrita em duas escolas públicas municipais da região norte do Estado do Paraná, Brasil. O Ministério da Educação – dados apontados pelo MEC em 2012 - aponta que a média de crianças não alfabetizadas aos oito anos de idade é de 15,2%. Para mudar essa realidade, o Estado tem criado e investido recursos em programas de formação continuada de professores que atuam no processo de alfabetização. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um programa de alfabetização que visa ações e recursos para melhorar a alfabetização em língua portuguesa e matemática das crianças das escolas públicas até o terceiro ano do Ensino Fundamental, quando estas completam oito anos de idade. Seu objetivo é a capacitação dos professores, de forma a propiciar-lhes conhecimento sobre sua adequada implantação em sala de aula. Por meio de pesquisa qualitativa – quantitativa empreendida em duas fases, observacional e de intervenção, e mediante aplicação de questionário semiestruturado a professores regentes de turmas, buscamos evidenciar o nível de compreensão desses professores sobre a proposta do PNAIC. Para tanto, observamos duas salas de aula cujos professores foram capacitados por esse Programa, assim como o uso que fizeram dos materiais didáticos disponíveis, com a finalidade de identificar se estes se encontram qualificados para executar as ações políticas ali previstas. Desse modo, procuramos responder ao nosso problema norteador dessa pesquisa: De que maneira o PNAIC esta contribuindo para a melhoria do processo de apropriação da leitura e da escrita? Como aporte teórico, utilizamos as contribuições de Vygotsky (1988; 1991); Tfouni (1995); Soares (2002); Mortatti (2003; 2006); Luria (2014) e documentos oficiais (BRASIL, 2013) e os cadernos do PNAIC. Destacamos que as contribuições do Programa relacionam-se principalmente com a possibilidade de implementação de novas metodologias, além de propor práticas que alteram antigas concepções e possibilitam a reflexão sobre o uso social da leitura e da escrita.