MARTINHAGO, Daiane Barreto (2016)
As Representações do Negro na Literatura Infantil: Algumas Leituras do Acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (Pnbe) do Ano de 2013
Santa Catarina, 2016. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade do Extremo Sul Catarinense.
As Representações do Negro na Literatura Infantil: Algumas Leituras do Acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (Pnbe) do Ano de 2013.
Nome do Orientador: Gladir da Silva Cabral
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta dissertação trata das representações do negro na literatura infantil contemporânea, considerando algumas leituras do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) do ano de 2013 e tem por objetivo aprofundar o conhecimento sobre o tema, abordando a diversidade étnica afrodescendente como contribuição para a cultura brasileira. O corpus da pesquisa incluiu dez obras literárias infantis que compuseram o acervo do (PNBE) do ano de 2013, destinadas a alfabetizandos do ensino fundamental. A seleção dessas obras considerou primordialmente as que tratam da temática étnico-racial, especialmente no que se refere a africanidade e negritude. Com base em autores como Stuart Hall, Kabengele Munanga, Nilma Lino Gomes e Manuel Jacinto Sarmento, que tratam das concepções de cultura, identidade, diferença, negritude e infância, foram analisadas as obras acima citadas, o que evidenciou a importância da literatura para a construção da identidade e para a valorização cultural dos negros, além do caráter formativo e educativo para o exercício da cidadania e da convivência com a diversidade. Observou-se que, embora as obras, de um modo geral, valorizem aspectos culturais e biológicos (cor dos olhos, tipo de cabelo, cor da pele...) referentes aos negros, há pouca problematização das assimetrias sociais e das relações de poder entre os negros e demais etnias na sociedade brasileira. Questões como o preconceito e o racismo, por exemplo, não são explicitamente tratadas. O combate ao racismo deve ser tema de discussão entre os estudantes na sala de aula, estando a literatura a contribuir para o acesso à informação e à reflexão sobre as práticas sociais vigentes e as relações étnico-raciais. A cultura negra seria de fato valorizada, não como curiosidade ou exotismo, mas como elemento constitutivo da cultura e da sociedade brasileira.