NOLASCO, Gilcimar Cordeiro da Silva (2017)
Os Desafios de Alfabetizar os Alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental
Minas Gerais, 2017. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública)
Universidade Federal de Juiz de Fora.
Os Desafios de Alfabetizar os Alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental.
Nome do Orientador: Ilka Schapper Santos
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Tem como principal objetivo mapear as defasagens de leitura e escrita dos alunos oriundos do 5º ano do Ensino Fundamental que chegam ao 6º ano em uma escola estadual do Estado de Minas Gerais e propor ações que possam minimizar essas dificuldades, para que esses alunos possam prosseguir seus estudos com êxito. O referencial teórico trouxe autores que discutem sobre alfabetização e letramento e também sobre leitura e gêneros textuais tais como: Tfouni (2010), Soares (2003), Kleimam (1995), Leffa (1999), Marcuschi (2007), Lerner (2002), dentre outros. Apresentou também um breve relato das políticas públicas implementadas pelos governos federal e estadual visando à alfabetização no tempo certo. Foi realizada avaliação diagnóstica com os alunos do 6º ano e aplicado questionário aos professores do referido ano e à supervisora pedagógica, no intuito de identificar as principais dificuldades apresentadas pelos alunos e o que os professores têm feito para saná-las. A partir das análises dos dados obtidos, pôde-se perceber que muito pouco se tem feito para minimizar os problemas de defasagens em leitura e escrita, pois não foi constatado um trabalho eficaz de leitura e escrita com os diversos suportes de texto. Diante dessa constatação, propõe-se uma Plano de Ação Educacional, apresentando diversas ações buscando um trabalho diferenciado de leitura e escrita, supervisionado pela equipe pedagógica, que deve ser trabalhado por todos os professores do 6º ano.