TODERO, Marissandra (2017)
A Alfabetização das Crianças das Classes Populares na Escola Pública: Uma Proposta de Formação Continuada de Professores(As)
Santa Catarina, 2017. Dissertação de Mestrado Profissional (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal da Fronteira Sul.
A Alfabetização das Crianças das Classes Populares na Escola Pública: Uma Proposta de Formação Continuada de Professores(As).
Nome do Orientador: Thiago Ingrassia Pereira
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados da dissertação para o curso de pós-graduação stricto sensu para a obtenção do grau de Mestre Profissional em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul, considerando a temática "A alfabetização na escola pública". Buscamos diferentes autores, oriundos do campo da Educação Popular, para sustentar teoricamente e nortear este trabalho. O estudo de caso ocorreu em uma escola estadual, localizada no município de Erechim - RS, e a nossa intenção inicial foi compreender como a formação continuada de professores pode contribuir para a alfabetização das crianças oriundas das classes populares na escola pública, auxiliando para sua emancipação, enquanto sujeitos. As motivações partem da trajetória acadêmica e profissional, sempre voltada à pesquisa da Educação, na perspectiva da Educação Popular, das experiências significativas vivenciadas, voltadas à realidade das classes populares. Neste trabalho, apresentamos alguns aspectos sobre a alfabetização e a escola pública, a Educação Popular e a educação continuada de professores. Em nossa reflexão, partimos de um contexto desafiador e, por meio dele, buscamos contemplar nossa intenção inicial. Podemos destacar que encontramos durante a pesquisa a necessidade da formação continuada que possibilite às professoras alfabetizadoras uma reflexão teórica sobre o processo de alfabetização das crianças das classes populares e de suas práticas pedagógicas realizadas neste contexto da escola pública. A construção da proposta de intervenção foi pensada neste sentido, considerando os princípios da educação popular e a perspectiva da emancipação dos sujeitos, através da realização e encontros de formação específicos com as professoras alfabetizadoras.