CORSI, Ana Celina Hesketh Rabuske (2017)
Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa e a Prática Pedagógica de Professores Alfabetizadores
Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa e a Prática Pedagógica de Professores Alfabetizadores.
Paraná, 2017. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino)
Universidade Federal do Paraná.
Nome do Orientador: Verônica Branco
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O presente estudo é uma pesquisa qualitativa exploratória que foi realizada com professores alfabetizadores da rede municipal de Curitiba e teve como questão orientadora para a investigação: como se apresentam as práticas alfabetizadoras de língua portuguesa de professores que participaram da formação do PNAIC? A pesquisa teve o objetivo de compreender como os professores utilizam os fundamentos do PNAIC e os transformam em práticas pedagógicas. As principais contribuições teóricas utilizadas foram de Ferreiro (1990, 1992, 1999, 2001, 2011, 2012), Soares (2014a, 2014b, 2016), Zabala (1998) e Tardif (2014). Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: entrevistas semiestruturadas e observação em campo. Os resultados da pesquisa revelaram uma dicotomia entre o discurso e a prática das professoras e nos permitiram inferir que, na visão dos professores, o PNAIC contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas. Porém, no que se refere aos dados coletados por meio das observações em sala permitiu concluir que o PNAIC não apresentou mudanças significativas de concepção das professoras participantes sobre alfabetização e tão pouco sobre sua prática pedagógica. As ações encontradas podem ser enquadradas em práticas tradicionais, o que culminou em uma reflexão sobre a formação continuada, entendendo que se faz necessário o desenvolvimento de práticas formativas no interior das escolas, dentro do contexto e realidade específica e não apenas em formação em larga escala como foi concebido pelo PNAIC, tendo em vista a natureza contraditória do ato educativo, a formação continuada precisa ser pensada enquanto um processo sistemático sustentada teoricamente.