EVARISTO, Marlandes de Fátima (2017)
Os Jogos Como Ferramenta de Aprendizagem na Alfabetização em Uma Escola do Campo
Os Jogos Como Ferramenta de Aprendizagem na Alfabetização em Uma Escola do Campo.
Minas Gerais, 2017. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação e Docência)
Universidade Federal de Minas Gerais.
Nome do Orientador: Maria de Fatima Almeida Martins
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este estudo objetiva analisar o emprego e a importância dos jogos de alfabetização como estratégia alternativa apresentada pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para alfabetização de crianças até os 8 anos de idade. De natureza qualitativa, constitui-se em uma pesquisa realizada nos anos letivos de 2014 e 2015 em uma escola do campo, Escola Municipal Joaquim Galvão, localizada no Município de São Gonçalo do ParáMG. Participaram da pesquisa 16 alunos do 3º ano/1º ciclo e a professora regente dessa turma. O método utilizado constituiu-se de três etapas a partir dos seguintes procedimentos: (i) entrevista com a professora; (ii) observações nas coordenações coletivas e individuais da professora nas atividades ligadas ao processo de alfabetização e letramento, a fim de verificar se as mesmas ocorreriam conforme orientações do PNAIC/CAMPO, observando, de forma enfática, se os jogos eram utilizados como instrumento para alfabetizar; (iii) criação e aplicação do produto técnico desta pesquisa, a Caixa Lúdica para Alfabetizar. Entre os resultados obtidos, destacam-se: (i) o desenvolvimento pedagógico dos alunos matriculados no 3º ano no que tange à alfabetização e ao letramento por meio da mediação da professora em formação continuada no PNAIC; (ii) a utilização dos jogos neste processo e a mudança no que diz respeito ao material didático utilizado pela professora e ao referencial do PNAIC, cujas orientações são pensadas a partir do que preconiza as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Os resultados abrem caminho para um importante debate sobre alfabetização e letramento nas escolas do campo no sentido de repensar ações educativas cada vez mais significativas e que