BARRETO, Lucia Cristina Dalago (2017)
A Educação Inclusiva na Formação Continuada de Professores: Contribuições do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa
Paraná, 2017. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual de Maringá.
A Educação Inclusiva na Formação Continuada de Professores: Contribuições do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa.
Nome do Orientador: Elsa Midori Shimazaki
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A Educação Inclusiva, na formação de professores alfabetizadores, ainda é um tema que suscita indagações com carência de estudos que analisem as principais dificuldades encontradas pelos professores na inclusão dos alunos, público alvo da Educação Especial. Para isso, delimitamos como objeto de estudo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Frente a essa realidade, propomos a indagação: Quais as contribuições do PNAIC à formação dos professores alfabetizadores, no que tange à inclusão dos alunos público alvo da Educação Especial, matriculados no ensino regular? Utilizamos, como instrumentos para o levantamento e a análise dos dados, a pesquisa bibliográfica, fundamentada nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural; a pesquisa de campo, subdividida em três eixos: análise dos materiais disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC), dos projetos, relatórios e produções sistematizadas pelos formadores e orientadores de estudo da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e entrevista semiestruturada realizada em 10 municípios, 5 com maiores escores e 5 com menores escores obtidos na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), pertencentes ao grupo de 174 municípios, localizados nas regiões Norte e Noroeste do estado do Paraná, formados pelo PNAIC na UEM. A análise dos dados revela que o PNAIC contribuiu significativamente para a mudança de concepção dos professores alfabetizadores, em relação à inclusão, ao promover a formação de conceitos, como a humanização, a valorização e a importância de uma prática pedagógica intencional e planejada. Identificamos, também, como desdobramentos dos resultados da pesquisa, no grupo dos 10 municípios, 2, dentre os quais, apresentam necessidades emergenciais relacionadas à elaboração de políticas públicas, no que tange à formação de professores direcionada à inclusão.