RIBEIRO, Márcia Maria (2017)
Projeto Sapeca: Processo Dirigido de Alfabetização e Análise da Aplicação Discente e Docente em Uma Escola Pública
Ceará, 2017. Dissertação de Mestrado Profissional (Pós-graduação em Computação Aplicada)
Universidade Estadual do Ceará.
Projeto Sapeca: Processo Dirigido de Alfabetização e Análise da Aplicação Discente e Docente em Uma Escola Pública.
Nome do Orientador: Marcos José Negreiros Gomes
Área: Ciências Exatas: Ciência da Computação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este estudo é resultado de uma pesquisa-ação que experimentou o ensino de alfabetização com apoio do Software Sapeca em turmas de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental com sérios problemas de leitura e de escrita no ano de 2014, com crianças do primeiro semestre do ano de 2015 e na preparação de professores do Ensino Fundamental – Séries Iniciais – através de um curso de extensão para habilitá-los a utilizar o Software Sapeca em suas aulas de alfabetização. O problema que norteou o trabalho foi fazer uma investigação sobre a utilização do software SAPECA em situação real de ensino e de aprendizagem no processo de alfabetização e letramento digital de discentes do 2º ano do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal de Fortaleza e aplicar um curso de extensão para habilitar os docentes dessa escola a usar o software SAPECA no contra turno escolar, objetivo geral de nosso projeto. As bases epistemológicas da reflexão foram as teorias sobre o método de alfabetização de Paulo Freire, Emília Ferreiro e a sua teoria sobre a alfabetização e Magda Soares e suas discussões acerca do letramento. Para discutir as especificidades dos avanços da tecnologia da informação e da comunicação e do letramento digital, apoiamo-nos nos estudos de Xavier, Karvoski e Warkshauer. O corpus foi composto da coletânea de imagens de telas obtidas a partir do diretório do Software Sapeca que representaram as mudanças no potencial de aprendizagem dos alunos e professores bem como os testes de leitura feitos pela escola e os resultados do Spaece. Os resultados mostram que a experiência com a aplicação de um software dessa natureza em turmas de alfabetização pode dar uma contribuição positiva para o ensino de crianças em processo de alfabetização, pela contribuição que o software proporcionou na interação das crianças com os computadores através da mesa digitalizadora e pelo aprendizado da escrita das primeiras letras. Por fim apresentamos a proposta de seguimento do projeto SAPECA através da especificação funcional do módulo SOLETRANDO, que visa completar o processo anual de alfabetização.