GUTIERREZ, Aparecida Ferreira da Silva (2017)
O Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa: Sentidos da Alfabetização no Brasil
São Paulo, 2017. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade de Sorocaba.
O Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa: Sentidos da Alfabetização no Brasil.
Nome do Orientador: Vania Regina Boschetti
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo realizar, por meio da história da educação, uma retrospectiva dos papéis da alfabetização, relacionando a alfabetização com o cenário político e social de cada período histórico e com os diferentes sentidos que o domínio da leitura e da escrita receberam na história do Brasil. Contextualiza as dificuldades enfrentadas pelo país para alfabetizar todos das novas gerações e relaciona este desafio à formação docente. Realiza também uma explanação da política pública denominada Pacto da Alfabetização da Idade Certa - PNAIC, programa de formação docente do governo federal, discutindo suas possiblidades e limites para atingir a meta estabelecida de alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade. Por meio do estudo dos referenciais teóricos e da leitura crítica dos documentos, cadernos, portarias de orientação desse programa e das análises de dados disponíveis, verifica que as políticas implantadas no país para alfabetização de todos não surtiram os efeitos almejados, o país ainda conta com milhares de adultos, jovens e crianças analfabetas.