SILVA, Roberta Miranda (2017)
Formação Continuada de Professores: Propostas e Contribuições Para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Início do Século Xxi
Minas Gerais, 2017. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Uberlândia.
Formação Continuada de Professores: Propostas e Contribuições Para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Início do Século Xxi.
Nome do Orientador: Maria Célia Borges
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O estudo visa descrever sobre o processo histórico de implantação da formação inicial e continuada no Brasil fazendo um paralelo a divisão de períodos elencada por Saviani (2009), a normatização dos cursos provinda dos processos legislativos e as reformas educacionais. Em seguida o texto faz um mapeamento das principais propostas de formação continuada (PROFA, PROINFATIL, PNAIC, entre outros) oferecidas pelas políticas públicas educacionais aos professores dos anos iniciais do ensino fundamental no país desde o início do século XXI e as contribuições das mesmas para com o perfil docente. Os conceitos de formação e diferentes concepções dos saberes docente também estão descritos buscando compreender as contribuições dos programas de formação continuada à prática pedagógica. O texto busca como problema investigativo identificar as contribuições dessas propostas de formação continuada ao perfil e aos saberes dos profissionais docente dos anos iniciais da educação básica. A pesquisa é de cunho documental e bibliográfico fundamentada em leis (LDB, DCN, reformas e decretos nacionais), textos, artigos, dissertações, teses e publicações de diversos autores (GATTI,2012; SAVIANI, 2009; NÓVOA, 1991; TARDIF, 1999, 2011; SHULMAN, 2005; PIMENTA, 1999, 2005; DOURADO, 2015, entre outros) e propostas governamentais relacionados ao tema. O trabalho de revisão e sistematização da leitura é valioso e essencial, pois por meio dele levanta-se uma reflexão da prática docente. É desenvolvido por uma metodologia de descrição, compreensão e análise considerada por meio das leituras e interpretações que visam por responder a seguinte questão: como as políticas de formação continuada contribuem para o perfil e a prática docente? Assim, objetiva compreender como os programas de formação continuada propostos pelas políticas públicas nacionais contribuem a ação docente no século XXI. O resultado esta baseado nos pontos positivos provindos dessas propostas para a prática docente e, em consequência, os pontos que faltam aperfeiçoamento relacionados a essas ações. Para esse resultado foi feita uma descrição dos aspectos que caracterizam a formação e o perfil do professor dessa etapa de ensino. Concluiu-se que as propostas de formação continuada promovidas pelo governo desse novo século são dedicadas à contribuição do enriquecimento das ações pedagógicas em sala de aula, ao mesmo tempo, falta ainda dedicar-se no conhecimento teórico científico a esses professores. Ainda, assim, vale ressaltar que, pela análise histórica descrita, as propostas de formação continuada estabelecidas pelo governo desde o início do século XXI, mesmo que de forma lenta, tem possibilitado o desenvolvimento do conhecimento e da ação docente.