CRUZ, Lene Cristina Salles da (2017)
A Apropriação da Cultura Escrita na Educação da Criança Pequena: Desafios e Possibilidades de Uma Prática Docente
A Apropriação da Cultura Escrita na Educação da Criança Pequena: Desafios e Possibilidades de Uma Prática Docente.
Mato Grosso do Sul, 2017. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Univerdidade Federal do Mato Grosso do Sul.
Nome do Orientador: Arlete Rosa Magdalena D'Antola
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar como as crianças pequenas (3 a 4 anos) apropriam-se da cultura escrita a partir da organização intencional da prática docente na Educação Infantil. Destacamos que não nos referimosà escrita enquanto ato motor que privilegie o reconhecimento de letras e palavras desconectadas do mundo real e sim da escrita enquanto instrumento cultural complexo, enquanto necessidade de comunicação e registro. Como referencial teórico nos embasamos na abordagem Histórico-Cultural de Vigotski, colaboradores e demais estudiosos que discutem a cultura escrita na educação do ser humano. A metodologia de pesquisa foi qualitativa, com enfoque na pesquisa-ação da própria prática da pesquisadora e professora, tendo o contexto empírico um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de Corumbá/MS. Os sujeitos da pesquisa foram 20 crianças na faixa etária de 3 e 4 anos de idade e a professora pesquisadora. Os instrumentos para a coleta de dados foram o registro em diário de campo, desenvolvimento de atividades com as crianças, filmagens e fotografias, alguns desses instrumentos organizados a partir dos primeiros estudos sobre o Movimento da Escola Moderna portuguesa.Os resultados apontaram que é possível a linguagem escrita enquanto produto cultural estar na vida das crianças de forma que elas percebam sua funcionalidade sem, contudo aproximá-las do processo de alfabetização, pautada em uma aprendizagem mecânica, descontextualizada e escolarizada. Nessa perspectiva, consideramoso triplo protagonismo desencadeado pelos estudos e pesquisas de autores da teoria alvo do nosso estudo, que trouxeram para a nossa prática docente uma articulação entre as três figuras principais: criança; professora; cultura, como elementos essenciais para o processo de apropriação da cultura escrita.