HERRAN, Vallace Chriciano Souza (2017)
Inclusão Digital e Alfabetização Científico - Tecnológico: Um Estudo Com Crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Amazonas, 2017. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências)
Universidade do Estado do Amazonas.
Inclusão Digital e Alfabetização Científico - Tecnológico: Um Estudo Com Crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Nome do Orientador: Roberto Sanches Mubarac Sobrinho
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar as contribuições da Inclusão Digital no processo de Alfabetização Científica e Tecnológica das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental, verificando através de seus escritos e falas como se dá esse processo, tendo o Laboratório de Informática da escola como espaço formador e inclusivo. De caráter fenomenológico, a pesquisa se fundamenta nos pressupostos teórico-metodológico da Sociologia da Infância e adota como técnica de pesquisa a objetivação participante. Os dados foram gerados a partir da interação de questionários online, que foram hospedados em um Blog que criamos, bem como através das E-oficinas pedagógicas que foram desenvolvidas no âmbito do Laboratório de Informática da escola. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal situada na zona leste da cidade de Manaus, no período de maio a novembro de 2017. Os participantes foram uma turma com vinte e sete (27) alunos do quinto ano do ensino fundamental, três professoras e a gestora da escola. A articulação entre as discussões teórico-metodológicas e as experiências vivenciadas são apresentadas em quatro capítulos. Os resultados revelam que, apesar da implementação de vários Programas e Projetos na escola com foco nas Novas Tecnologias da Informação e Comunicação como é o caso do Telecentro, o processo de Inclusão Digital não é tão simples quanto parece. Pois não adianta somente ter a tecnologia, é necessário todo um conjunto de técnicas e práticas, que vão desde a aquisição dos equipamento até o processo de formação dos professores que farão uso da tecnologia juntamente com as crianças