MENDES, Rita de Cássia Cardoso (2017)
A Formação do Professor Alfabetizador de Crianças Com Deficiência na Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina
Santa Catarina, 2017. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade do Sul de Santa Catarina.
A Formação do Professor Alfabetizador de Crianças Com Deficiência na Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina.
Nome do Orientador: Letícia Carneiro Aguiar
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo compreender a formação inicial e continuada dos professores que trabalham no ciclo alfabetizador: 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, com crianças com deficiências, e ou Transtornos Globais do Desenvolvimento – TGD, nas escolas públicas da Gerência Regional de Educação – GERED de Tubarão, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Educação – SED, no estado de Santa Catarina. É um estudo bibliográfico, documental e empírico de natureza analítico-interpretativa. Por meio da aplicação de um questionário aos professores do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, através do Google Forms, os professores puderam responder questões referentes à sua formação. Além da aplicação do questionário eletrônico, adotamos outro procedimento de coleta de dados, o sistema on-line SISGESC – um sistema de gestão escolar eletrônico que a SED utiliza para informações relacionadas ao perfil de seus professores e alunos. A presente pesquisa possibilitou a reflexão sobre a política de formação de professores para atuar na alfabetização de crianças com deficiência nas escolas públicas de Santa Catarina, em específico da GERED de Tubarão. A análise permitiu concluir que, mesmo com formação inicial e continuada na área de atuação, na sua maioria, nem sempre é suficiente e atende às demandas do ciclo alfabetizador de alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade, principalmente crianças com deficiência e ou TGD. A formação PNAIC, que trata exclusivamente da formação para alfabetização e letramento das crianças do ciclo alfabetizador em perspectiva inclusiva, não conseguiu atingir a maioria dos professores do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental das escolas da GERED de Tubarão. Numa análise mais profunda no sistema SISGESC, sobre os Segundos Professores, Professores Bilíngues e Professores Intérpretes em Santa Catarina, a rede pública estadual possui, atualmente, um total de 5.469 professores contratados, na sua grande maioria ACT, para atuar na área da Educação Especial, no atendimento de 13.377 alunos com deficiência e ou TGD matriculados em 959 unidades escolares. Só na GERED de Tubarão, composta por 40 unidades escolares, há 158 Segundos Professores, 08 Professores Bilíngues e 03 Professores Intérpretes. Destes, só um Segundo Professor é efetivo. Os demais Professores são ACT. No campo da formação, a maioria dos professores do ciclo alfabetizador (62,5%), tem Graduação em Pedagogia, com conclusão entre o período de 2006 e 2018. Pós-Graduados (62,5%) na modalidade Especialização (62,5%), realizada no período de 2010 a 2016. Tanto a Graduação quanto a Pós-Graduação foram custeadas com recursos próprios (71,4%), e, quanto às áreas de atuação da especialização, surgiram as seguintes: Educação Especial; Saberes e Práticas Pedagógicas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Especial; e, Psicopedagogia Institucional. Os dados revelaram também, a fragilidade do Estado de SC, quanto às questões relacionadas à falta de concurso público para professor alfabetizador e para profissionais que atuam na área da inclusão, bem como a carência na oferta de Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Aperfeiçoamento, gratuitos, para as áreas de Alfabetização, Letramento e Inclusão.