GUISSO, Tainam Gabriele Pereira (2017)
O Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa e as Suas Implicações na Prática Pedagógica dos Professores Alfabetizadores
Santa Catarina, 2017. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal da Fronteira Sul.
O Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa e as Suas Implicações na Prática Pedagógica dos Professores Alfabetizadores.
Nome do Orientador: Marilane Maria Wolff Paim
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar a introdução/aplicação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, no contexto educativo do município de Floriano Peixoto. Dessa maneira, faz-se necessário compreender qual a influência do PNAIC na prática pedagógica dos professores alfabetizadores do Sistema Municipal de Ensino, como os docentes do município conceberam essa política de formação, se foi possível observar algum resultado efetivo na atuação em sala de aula e se alguma situação de aprendizagem proposta pelo programa foi significativa na prática pedagógica. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, abrangendo a análise de documentos oficiais e também aprofundamento bibliográfico por meio de livros, artigos, periódicos e sites da internet. Para a construção do referencial teórico, utilizaram-se conceitos de: Freire (1983, 1991, 1996, 1997, 1998, 2003 e 2005); Gadotti (1994, 2003, 2008 e 2009), Libâneo (2002, 2003, 2008 e 2011); Nóvoa (1991, 1992, 1995 e 2008), entre outros. Também foi realizada uma pesquisa de campo, com entrevistas e rodas de conversa feitas com quatro professores, sendo que o material empírico foi examinado através da análise de conteúdo, resultando em quatro grandes categorias. Dessa forma, o estudo realizado possibilitou compreender que a implantação do programa foi de grande valia e proveito para a atuação pedagógica dos professores alfabetizadores. Nesse sentido, foram definidos seis princípios que devem ser considerados ao se pensar numa formação continuada significativa e que serão apresentados aos sujeitos da pesquisa e demais pessoas da comunidade escolar florianense.