SOARES, Patrícia Cardoso (2017)
Leitura Literária no Ciclo Alfabetizador: Repercussões das Políticas Educacionais no Chão da Escola Pública Municipal de Araçatuba/Sp
São Paulo, 2017. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação: Currículo)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Leitura Literária no Ciclo Alfabetizador: Repercussões das Políticas Educacionais no Chão da Escola Pública Municipal de Araçatuba/Sp.
Nome do Orientador: Antonio Chizzotti
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A presente tese de doutoramento teve o objetivo de analisar a forma como as intenções presentes nas propostas institucionais e pedagógicas, em relação à implantação e implementação de práticas de incentivo à leitura literária, por meio do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), têm se concretizado no período de alfabetização (1º ao 3º Ano), na Rede Municipal de Ensino de Araçatuba/SP, entre os anos de 2009-2016. A compreensão frágil sobre a relevância da leitura literária no ciclo alfabetizador tem provocado a secundarização dos programas que propõem o incentivo a essa leitura, privando a criança do direito à fruição estética, do incentivo à elevação do pensamento, ao desenvolvimento da competência literária, entre outras variantes. A pesquisa foi de natureza qualitativa, com abordagem exploratória, analisando o percurso dos Programas, do nível macro ao micro, envolvendo 39 profissionais responsáveis pelo acompanhamento e implementação dos programas de leitura literária no município em questão. Para a coleta de dados, utilizaram-se a análise documental, a aplicação de questionários e o desenvolvimento de grupo focal. A análise da investigação, nos níveis descritos, foi feita a partir da Abordagem do Ciclo de Políticas (Policy Cycle Approach), contextualizando-a no âmbito das influências da internacionalização das políticas educacionais. Os resultados forneceram elementos que evidenciam ausência de compromisso político de gestores públicos, na priorização da leitura literária no currículo oficial, em diferentes contextos; necessidade de maior articulação entre os processos de nível macro e micro para análise, compreensão e implementação adequada da política, além da falta de planejamento de ações, pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Araçatuba, voltadas à leitura literária.