SILVA, Márcia Figueira Marques da (2017)
As Contribuições do Pnaic Para a Formação Continuada de Professores das Escolas do Campo de Nova Iguaçu
Rio de Janeiro, 2017. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Humanidades, Culturas e Artes)
Universidade do Grande Rio.
As Contribuições do Pnaic Para a Formação Continuada de Professores das Escolas do Campo de Nova Iguaçu.
Nome do Orientador: Jurema Rosa Lopes
Área: Linguística, Letras e Artes: Artes
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este estudo objetiva analisar o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e as contribuições para a formação continuada de professores das Escolas do Campo do Município de Nova Iguaçu e de como a formação tem propiciado aos professores alfabetizadores subsídios para os desafios na alfabetização de crianças. De natureza alfabetizadores das escolas do campo do Município em questão, duas formadoras e uma orientadora de estudos do PNAIC. Para responder à questão de estudo utilizamos um questionário submetido aos professores, com questões sobre o trabalho pedagógico dos professores das escolas do campo e de como eles utilizam as ações propostas nos encontros de formação continuada e como esta formação tem contribuído para mudanças significativas para o cotidiano da sala de aula. Para complementar as respostas do questionário, utilizamos, ainda, a conversa informal, onde usamos as mesmas perguntas dos questionários e consideramos que, deste modo, as respostas obtidas foram mais enriquecedoras e contribuíram para a nossa compreensão acerca do tema em estudo. Os resultados indicam mudanças nas ações dos professores das escolas do campo de Nova Iguaçu que demonstram se apropriar de conhecimentos e novas práticas, através da interação e da troca de experiências, entre os participantes nos encontros da formação continuada do PNAIC.