PIOVEZAN, Roberta Maria de Souza (2017)
Avaliação Nacional de Alfabetização e Compreensão Leitora
São Paulo, 2017. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Língua Portuguesa)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Avaliação Nacional de Alfabetização e Compreensão Leitora.
Nome do Orientador: Luiz Antonio Ferreira
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar, a partir de questionário preenchido por dezoito professores alfabetizadores da rede municipal de Itapevi, na Grande São Paulo, a percepção que têm do processo de construção do leitor proficiente. A elaboração do questionário levou em conta os resultados obtidos na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), aplicada em 2013 e 2014, a partir da Matriz de Referência e da Escala de Proficiência em Leitura. A preocupação pedagógica, portanto, sustenta o objetivo geral da pesquisa, uma vez que de posse dos resultados de desempenho na Proficiência leitora, divulgados por órgão oficiais, os índices obtidos pelo Município de Itapevi, ainda que se apresentassem ligeiramente acima da média da região, não chegaram a cinquenta por cento nos testes que objetivavam aferir o nível de alfabetização em Língua Portuguesa. A preocupação com a prática em sala de aula, de caminhos didático-pedagógicos para competente formação de leitores durante o processo de alfabetização instaura uma questão fundamental, que norteou este trabalho: como é possível melhorar o nível de alfabetização no Município de Itapevi? Diante do exposto, indica-se a importância deste trabalho, visto que pode contribuir para o ensino da Língua Portuguesa, em especial no que concerne às capacidades de leitura no Ciclo de Alfabetização, em um cenário ainda desafiador. Sobre os procedimentos metodológicos, são utilizados os aspectos qualitativos do processo de avaliação de desempenho em larga escala e, com base em fundamentação teórica abalizada, revisitaram-se os conceitos atinentes ao tema de pesquisa, tais como: leitura, competência leitora, habilidades/capacidades de leitura, estratégias de leitura, instrumentos utilizados na avaliação e gêneros textuais, análise dos resultados da ANA, da Escala de Proficiência em Leitura, bem como análise de pesquisa realizada com professores alfabetizadores. Para sustentar teoricamente a pesquisa, valeu-se de estudiosos como Luckesi (2011), Koch (2010, 2008), Colomer (2002), Kleiman (2004[1989]), Solé (1998), Goodman (1987), Teberosky e Ferreiro (1979), Raths (1977), entre outros. A fim de contribuir para o alcance das metas educacionais, são propostos encontros de formação de docentes dos anos iniciais com foco nas práticas pedagógicas de ensino de leitura