FRANCISCO, Mariley Polo (2017)
Avaliação de Larga Escala na Alfabetização: a Média Mostra a Realidade da Aprendizagem?
Paraná, 2017. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Ensino)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Avaliação de Larga Escala na Alfabetização: a Média Mostra a Realidade da Aprendizagem?.
Nome do Orientador: Tamara Cardoso André
Área: Em Análise
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Questiona se escola com bons índices de avaliação indica bom desempenho geral em leitura e escrita e se Indica igualdade de aprendizagem. Objetiva entender se a Prova Brasil indica aprendizagem plena de leitura e de escrita, observando a concepção de alfabetização e letramento da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), e da Prova Brasil, para investigar as baixas aprendizagens que se escondem por trás de uma média alta.Faz análise da realidade que as provas de avaliação em larga escala expressam em Foz do Iguaçu, município que se destaca pelo alto índice em avaliação de larga escala nos anos iniciais do ensino fundamental. Identifica a moda e a mediana em relação à avaliação aplicada em alunos de 3º e do 6º anos do Ensino Fundamental para analisar a igualdade-disparidade entre os resultados das avaliações de larga escala. Média alta indica que todas as crianças saibam ler? Indica igualdade na aprendizagem? Qual a concepção de alfabetização e letramento da prova ANA e da Prova Brasil? Há crianças não alfabetizadas no terceiro e no sexto ano, para onde vão imediatamente após a realização da Prova Brasil, que é feita ao final do quinto ano. Descrição da concepção de alfabetização da ANA e da Prova Brasil. Aplica prova baseada na matriz de referência das avaliações de larga escala de 2015 e 2016, com base nas matrizes das provas daqueles anos. A análise das provas mostra que estas avaliam alfabetização e não letramento. Os gráficos mostram que há dispersão dos dados, indicando desigualdade de aprendizagem. Os resultados das provas mostram crianças não alfabetizadas no sexto ano do ensino fundamental, em cidade com alto índice em avaliação de larga escala.Questiona se escola com bons índices de avaliação indica bom desempenho geral em leitura e escrita e se Indica igualdade de aprendizagem. Objetiva entender se a Prova Brasil indica aprendizagem plena de leitura e de escrita, observando a concepção de alfabetização e letramento da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), e da Prova Brasil, para investigar as baixas aprendizagens que se escondem por trás de uma média alta.Faz análise da realidade que as provas de avaliação em larga escala expressam em Foz do Iguaçu, município que se destaca pelo alto índice em avaliação de larga escala nos anos iniciais do ensino fundamental. Identifica a moda e a mediana em relação à avaliação aplicada em alunos de 3º e do 6º anos do Ensino Fundamental para analisar a igualdade-disparidade entre os resultados das avaliações de larga escala. Média alta indica que todas as crianças saibam ler? Indica igualdade na aprendizagem? Qual a concepção de alfabetização e letramento da prova ANA e da Prova Brasil? Há crianças não alfabetizadas no terceiro e no sexto ano, para onde vão imediatamente após a realização da Prova Brasil, que é feita ao final do quinto ano. Descrição da concepção de alfabetização da ANA e da Prova Brasil. Aplica prova baseada na matriz de referência das avaliações de larga escala de 2015 e 2016, com base nas matrizes das provas daqueles anos. A análise das provas mostra que estas avaliam alfabetização e não letramento. Os gráficos mostram que há dispersão dos dados, indicando desigualdade de aprendizagem. Os resultados das provas mostram crianças não alfabetizadas no sexto ano do ensino fundamental, em cidade com alto índice em avaliação de larga escala.