SANTOS, Raphael dos (2017)
Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa: Análise Crítica da Concepção de Alfabetização nos Cadernos de Educação do Campo
Bahia, 2017. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa: Análise Crítica da Concepção de Alfabetização nos Cadernos de Educação do Campo.
Nome do Orientador: Fábio Josué Souza dos Santos
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa teve como objeto de investigação a concepção de alfabetização apresentada nos Cadernos de Educação do Campo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Parte da compreensão de que numa sociedade como a atual, caracterizada, dentre outros aspectos, pela incorporação da escrita na sua forma de organização, a alfabetização se impõe como uma necessidade de todos os indivíduos, portanto, uma prática de grande importância social. A pergunta que deu origem a pesquisa foi construída a partir de dados da realidade concreta e de leituras sobre Educação do Campo, que assim explicitamos: quais os limites e contradições da concepção de alfabetização presente nos Cadernos de Educação do Campo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa? O objetivo geral da pesquisa foi analisar a concepção de alfabetização nos Cadernos de Educação do Campo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, apontando limites e contradições. Para tanto, desenvolvemos a pesquisa a partir da discussão sobre os fundamentos da Educação do Campo; da análise das concepções de alfabetização no âmbito das políticas internacionais e nacionais de educação; e, da análise da concepção de alfabetização nos Cadernos de Educação do Campo, a partir da caracterização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Como abordagem teórico-metodológica, realizamos pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, tomando como referência a teoria materialista histórico dialética. Buscou-se analisar as determinações concretas e objetivas em que a concepção de alfabetização dos Cadernos de Educação do Campo do PNAIC se constituiu. Para tanto, foram analisados os Cadernos de Educação do Campo do PNAIC que tratam especificamente da concepção de alfabetização. A partir das análises realizadas consideramos que a concepção de alfabetização presente nos Cadernos de Educação do Campo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa baseia-se nos pressupostos da alfabetização construtivista e da pedagogia das competências. Desse modo, embora a discussão sobre a alfabetização no contexto da Educação do Campo seja positiva, no âmbito do PNAIC, apresenta-se como uma concepção distinta dos fundamentos da Educação do Campo.