XAVIER, Elizete Divina (2017)
O Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa: Implicações Teórico-Metodológicas na Formação do Professor Alfabetizador
Goiás, 2017. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Ensino na Educação Básica)
Universidade Federal de Goiás.
O Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa: Implicações Teórico-Metodológicas na Formação do Professor Alfabetizador.
Nome do Orientador: Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O Programa do Ministério da Educação e Cultura (MEC) intitulado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), tem como meta alfabetizar todas as crianças, sem exceção e no momento certo, até o final do terceiro ano escolar. Assim como outros estados e municípios, a Secretaria Estadual de Educação de Goiás aderiu a esse Programa. Este trabalho versasobre ele, principalmente ao ter como objetivo discutir suas concepções teórico-metodológicas para o ensino da leitura e da escrita na alfabetização e suas implicações na formação do professor alfabetizador. A hipótese inicial sugere que nos Cadernos de Linguagem, objeto do estudo, os conceitos de sujeito, linguagem e língua, por exemplo, são abordados numa perspectiva psicologizante, sem dar realce às questões linguísticas e sem considerar a subjetividade da criança e do professor em relação ao saber, hipótese esta confirmada ao longo da pesquisa. Esta dissertação foi de natureza qualitativa, de caráter bibliográfico documental e se fundamentou nos referenciais da Linguística e da Psicanálise, discutindo as concepções de linguagem, língua e sujeito. O Capítulo I aborda o surgimento do PNAIC em nível nacional e seu desenvolvimento no estado de Goiás, relacionando os documentos que o fundamentam legalmente e sua estrutura organizacional. O Capítulo II apresenta os Cadernos de Linguagem do PNAIC e o que trazem como concepções de linguagem, língua e sujeito. O Capítulo III discute a necessidade de o professor produzir experiências escolares de leitura e escrita na alfabetização adotando uma perspectiva de elaboração; e para isso apresenta uma proposta de curso de formação com o intuito de contribuir na formação continuada dos professores alfabetizadores do Estado de Goiás.