SOUZA, Meirielle Tainara de (2017)
Alfabetização na Escola de Educação Básica Pública: Aspectos do Ensino e da Aprendizagem Para a Formação de Leitores
Santa Catarina, 2017. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Linguística)
Universidade Federal de Santa Catarina.
Alfabetização na Escola de Educação Básica Pública: Aspectos do Ensino e da Aprendizagem Para a Formação de Leitores.
Nome do Orientador: Ana Cláudia de Souza
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa de mestrado Alfabetização na escola de educação básica pública: aspectos do ensino e da aprendizagem para a formação de leitores visou investigar se os objetivos traçados para o primeiro ano do ensino fundamental no que tange o ensino de leitura são alcançados; e se contextos de ensino distintos, que assumem alicerçar a alfabetização no mesmo livro didático, podem estar relacionados a diferenças no desempenho em leitura dos(as) estudantes. A fim de responder às perguntas da pesquisa, hipotetizou-se que i) os objetivos estabelecidos para o primeiro ano do ensino fundamental, no que tange à alfabetização, são alcançados, desde que haja sistematização do ensino com foco no objeto a ser aprendido: o sistema de escrita alfabético do português, seus princípios, usos e funções; ii) diferentes contextos e abordagens de ensino acarretam desempenhos distintos em leitura inicial dos(as) estudantes; e que iii) o livro didático exerce influência no desempenho em leitura dos(as) leitores(as) iniciais. Para conduzir a pesquisa, foram participantes desta: vinte e duas crianças em processo inicial de alfabetização, e quatro professoras envolvidas diretamente no processo de ensino e aprendizagem nas duas turmas selecionadas do primeiro ano do ensino fundamental da rede pública estadual catarinense de educação, cujas características gerais são semelhantes (baixo Ideb) e que assumiram utilizar o mesmo livro didático no primeiro ano. A fim de testar as hipóteses, foram aplicados os seguintes instrumentos de coleta de dados: 1) pré e pós-teste de consciência fonêmica e de leitura com os(as) estudantes; 2) entrevista semiestruturada e questionário de perfil profissional com as professoras; 3) observação das aulas; e 5) análise do livro didático. Os resultados obtidos a partir da coleta e análise dos dados provenientes de estudantes e professoras em seus contextos escolares, bem como a análise do livro didático e seu (não) uso em sala de aula, apontam para uma não promoção do ensino inicial da leitura, em decorrência da não sistematização do ensino do sistema de escrita alfabético, mesmo em se tratando de contextos distintos de ensino.