ROCHA, Robson de Souza (2017)
Defasagem na Leitura e Escrita nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Um Caso de Gestão Numa Escola da Rede Pública Estadual de Minas Gerais
Minas Gerais, 2017. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública)
Universidade Federal de Juiz de Fora.
Defasagem na Leitura e Escrita nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Um Caso de Gestão Numa Escola da Rede Pública Estadual de Minas Gerais.
Nome do Orientador: Ilka Schapper Santos
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), discorre sobre o problema da defasagem na leitura e na escrita dos alunos que ingressam nos anos finais do ensino fundamental, numa escola da rede pública estadual de Minas Gerais. O objetivo geral desta pesquisa consiste em investigar quais medidas pedagógicas devem ser adotadas pela escola pesquisada a fim de sanar o problema da defasagem em leitura e escrita de seus alunos, proporcionando a esses o conhecimento necessário a continuidade dos estudos nas seguintes etapas de escolaridade. Sob o aporte teórico de Ferreiro e Teberosky (1999), Soares (2004), Cagliari (1989 e 1998), Kleiman (2010), dentre outros, discutiu-se os conceitos e implicações da alfabetização e do letramento. Posteriormente, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, entre observações de sala de aula e aplicação de questionários semiabertos aos professores que atuam no 6º ano do ensino fundamental, através da qual nos foi possível identificar os principais problemas a serem enfrentados pela escola no combate à defasagem na leitura e na escrita, apontando deficiências tanto na prática pedagógica quanto na gestão de sala de aula. Diante disso, visando minimizar as dificuldades encontradas, propôs-se um Plano de Ação Educacional (PAE), composto de estratégias pedagógicas exequíveis a serem implementadas pela escola, a fim de oportunizar a todos, sem distinções, o direito de aprendizagem a que fazem jus.