FELLER, Janaina Ribeiro Rios (2017)
Arte: Linguagem Para os Anos Iniciais no Contexto da Escola do Campo de Ijuí
Rio Grande do Sul, 2017. Tese de Cátedra (Pós-graduação em Educação)
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
Arte: Linguagem Para os Anos Iniciais no Contexto da Escola do Campo de Ijuí.
Nome do Orientador: Noeli Valentina Weschenfelder
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa buscou entender o lugar da Arte nos Anos Iniciais de uma escola do campo, localizada no interior do município de Ijuí. A ênfase deu-se nas classes multisseriadas com alunos do 1º ao 3º ano dos Anos Iniciais. É uma reflexão da prática educativa, sendo enriquecida com as referências bibliográficas de teóricos da educação e da Arte. A dissertação intitulada “Arte: linguagem para os Anos Iniciais no contexto da escola do campo de Ijuí” nasce de um desafio de pensar os Anos Iniciais e o lugar da Arte nesse contexto, considerando o processo de ensino e aprendizagem das crianças. A experiência, em contextos diferenciados, desenvolvendo ateliês de Arte, é socializada nesta pesquisa, levando a compreensão acerca da relevância das linguagens da Arte intrínseca ao processo de formação, letramento e alfabetização das crianças. Os Anos Iniciais revelam-se sendo uma etapa muito importante para a formação da criança. Desse modo, as histórias de vida foram enfatizadas nessa reflexão a fim de uma maior compreensão acerca dos costumes, da cultura e da tradição concebidos no lugar. Nessa abordagem ainda destaco o embasamento dos teóricos críticos que constituem teorias que vão ao encontro com a proposição do contexto da educação camponesa. Revelando que a educação do campo clama urgentemente por Políticas Públicas ativas que reconheçam e valorizem as especificidades do campo. Alguns autores que embasaram essa pesquisa são: Arroyo, Caldart e Molina (2009); Barbosa (1978), (1997); Canclini (2008); Freire (1969), (2011); Goodson (2006), (2008); Richter (2008), (2016), dentre tantos outros que foram mencionados na pesquisa. Conclui-se que o lugar da Arte nos Anos Iniciais na escola do campo ainda precisa ser consolidado, embora muitos esforços sejam realizados para sua integração nota-se diante das reflexões e teorização, que ainda a Arte não é reconhecida no seu potencial de construção de conhecimento, sendo necessário conectar o aprofundamento de questões referentes à educação escolar do campo.