FRANCO, Maira Vieira Amorim (2017)
O Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa: os Discursos dos Professores Alfabetizadores Sobre a Efetividade da Formação Continuada
Distrito Federal, 2017. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade de Brasília.
O Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa: os Discursos dos Professores Alfabetizadores Sobre a Efetividade da Formação Continuada.
Nome do Orientador: Otilia Maria Alves da Nobrega Alberto Dantas
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: os discursos dos professores alfabetizadores sobre a efetividade da formação continuada é o título da pesquisa que teve como objetivo analisar a efetividade da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), na prática pedagógica dos professores alfabetizadores. O Pacto é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que, por meio do Materialismo Histórico e Dialético e, suas categorias teóricas, buscou compreender a estrutura e a dinâmica que se constitui nosso objeto de investigação. Os sujeitos da pesquisa são docentes que participaram da formação do PNAIC entre os anos de 2013 e 2016, que atuam em classes de alfabetização de três escolas públicas da cidade de Planaltina no Distrito Federal. Utilizou-se da técnica de Análise de Discurso para analisar os dados gerados no campo da pesquisa, no sentido de explicitar os processos de significação dos discursos dos alfabetizadores atribuídos a prática pedagógica pós formação. Os instrumentos de Grupo Focal e o questionário semiestruturado trouxeram elementos importantes para compreender que a formação em tela teve como propósito levar o professor refletir sobre a prática pedagógica objetivando uma mudança metodológica para melhoria na aprendizagem do aluno. Entretanto, os resultados apontam que a reflexão apresentada pelos alfabetizadores proporcionou uma mudança pragmática acerca de metodologias de ensino, que visaram sanar problemas pontuais do cotidiano escolar, o que não resulta em uma compreensão a luz da epistemologia da práxis que, leva em consideração todas as nuances do trabalho docente que perpassam a valorização profissional, a carreira, condições de trabalho, salários, formação inicial e continuada, no sentido de promover transformações sociais e emancipadoras na educação. Esperamos que esta pesquisa contribua para uma discussão no campo da formação continuada de professores.